24 de out. de 2011

OTIMISMO OU LOUCURA?

ABRAHAM SHAPIRO

Li uma notícia sobre as estratégias que as empresas estão adotando como proteção contra as turbulências econômicas mundiais. Entre vários depoimentos de dirigentes preocupados, havia um totalmente à contramão das tendências. O tal diretor considerava prematuro traçar estratégias para combater uma crise cujos efeitos sua empresa ainda não sentia, e que por isso manteria seus planos de crescimento.

Uau!!! Sempre me atraio por quem segue a direção oposta à manada. Será que eu estava, enfim, diante de alguém que teria encontrado a fórmula da blindagem contra crises?

Fui a campo pesquisar! O que encontrei?

Surpresa!!!

Trata-se de uma indústria. O atraso nas suas entregas remonta a mais de dez meses. Seus clientes são completamente insatisfeitos com a qualidade dos produtos e com o atendimento. Seus representantes comerciais nos estados são seus maiores detratores e inimigos. E para completar, a empresa bate todos os recordes de ações trabalhistas de ex-funcionários em sua cidade e região.

Conclusão: um caso típico de Psicopatologia Corporativa. E como as empresas refletem a personalidade de seus dirigentes, é fácil entender que esta aí vive na Ilha da Fantasia... O mundo "derretendo", e eles achando que vão manter os planos de crescimento. Bem... os lixões e os cemitérios crescem o tempo todo – com ou sem crise...

Devaneio cai bem a artistas. Esse tal diretor iludido devia dedicar-se ao teatro, à musica, a artes que possibilitem desenvolver a sua imaginação. Imagine o risco que ele representa dirigindo uma empresa um mesmo um setor dela.

Vamos à prática.  Caso você ache que tudo vai bem quando o resto do mundo está, no mínimo, ressabiado, cuide-se. Você pode carecer de atenção profissional. Mas ainda há alguma esperança de  cura por enquanto.

Saiba que não é com "espírito de criança" que se encaram as dificuldades de uma organização. O “faz de conta” do mundo das fadas e bruxas só tem parte numa empresa quando o seu negócio é comércio ou indústria de brinquedos ou publicações infantis. Fora isto, é doença grave!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473