18 de out. de 2011

NOVAS PROPOSTAS PARA A RETENÇÃO DE TALENTOS

ABRAHAM SHAPIRO

A disputa por profissionais qualificados no mercado está acirrada. Muitas empresas se veem obrigadas a fazer "leilão" de ofertas para não perder suas peças-chaves.

Somente uma cultura empresarial forte pode evitar que a empresa acabe "refém" do assédio da concorrência a seus funcionários. Para conseguir isto, o perfil da empresa tem de ser bem definido. Remuneração competitiva é só uma vantagem. A retenção deve ser baseada em outras estratégias, como: a distribuição de projetos que deem visibilidade ao profissional e garantia de crescimento de longo prazo na carreira.

Um ambiente que priorize boa comunicação com os líderes e promova a confiança pode ser mais eficaz na retenção do que aumentos de salário e promoções por força do momento presente.

Estes fatores dependem muito da cultura. E encontrar e definir a própria cultura não é fácil. Depende de valores reais e de líderes se responsabilizem por aplicá-los e reforçar tais ideias. E estes líderes? Você os tem? Talvez nunca tenha sequer promovido um treinamento de liderança em sua empresa!

Identifique os bons gerentes ou candidatos. Comece o seu processo de retenção por eles. Em seguida, identifique outros que mereçam receber algum investimento. Ofereça formação e aumentos salariais meritórios. Mas vá com calma. E lembre-se que as oportunidades vão diminuir porque o mercado vai se desaquecer em algum momento.

Supere o fator financeiro. Dinheiro é importante, sim. As pessoas trabalham pela remuneração. Mas ligue-se nas tantas pesquisas que mostram que as pessoas querem se sentir satisfeitas com o trabalho. Se elas não estiverem, só salário não as retém.

Desafie os seus funcionários com oportunidades que contribuam para sua formação geral. Invista em treinamento e desenvolvimento. E se nada disso funcionar, o melhor mesmo é estar preparado para dizer: "Obrigado por tudo. Sentimos muito, mas chegou a hora de você procurar emprego em outro lugar".
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473