11 de out. de 2011

LAMENTAÇÕES DE UM EMPRESÁRIO

ABRAHAM SHAPIRO

“Sr Shapiro. Não é fácil ser empresário” – assim começava o e-mail que foi-me enviado por um industrial. “Às vezes penso que ao invés de uma empresa eu devesse ter investido numa banda ou em um atelier de artes. As coisas chegam a tal ponto que ser empresário hoje não é muito diferente do inferno de Dante Alighieri, na Divina Comédia”.

E continua: “Que os impostos são escorchantes, disto eu sabia. O mercado é complicado, sim. Propagandas na TV só funcionam quando veiculadas dez vezes mais do que se imagina, está nos livros. E as pessoas? Sr Shapiro! Ter que fazer o funcionário pensar o que jamais pensaria, agir como nunca agiria, e pagar caro para ter como resposta “corpo mole”, sacanagem, boicote, ressaca de pinga na segunda-feira, ressaca de droga na sexta, isto faz de qualquer negócio um pacote quase impossível de carregar”.

“Hoje estou convencido de que os problemas de produção e venda de minha fábrica não vêm de fora, mas aqui de dentro. São resultado da maldade, da vagabundagem e das armadas que muitos dos funcionários praticam como revolta contra o mundo, contra Deus, e até contra o fato de terem nascido”.

Minha resposta:

“Prezado Sr empresário. Pessoas são o ponto fraco de toda empresa. Mas também é seu ponto mais forte. Qualquer sucesso em negócios só é possível por causa do comprometimento das pessoas comprometidas.

Este é a razão porque, do mesmo modo que a empresa carece de um engenheiro no processo, de um financista nas finanças, ela também necessita de um especialista na administração dos Recursos Humanos.

Parece que o senhor não tem alguém entendido neste assunto. Seus problemas prosseguirão enquanto a solução não for profissional.

Se há alguém lá na sala de RH que só sabe conferir cartão ponto ou emitir folha de pagamento, sua situação é exatamente como você descreve. Invista em um especialista referenciado o quanto antes... ou você continuará chorando”.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473