20 de out. de 2011

ENVOLVIMENTO EM NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Vi muitos empresários se envolverem de corpo e alma com suas empresas. Em muitos casos, a empresa ganhou. Em outros, ela perdeu. Um, em especial, chamou minha atenção e até mexeu com meu conceito pessoal de envolvimento em negócios.

No final do ano 2008, assumi o compromisso de levantar informações para uma empresa de logística. Pedi o prazo de um mês para prestá-las oficialmente. Preocupado em ser pontual, liguei para agendar meu encontro com o diretor. Sua secretária informou-me que eu teria de aguardar pelo menos dez dias mais. E explicou-me: “O Sr Marcelo Noma está fazendo uma rota de transporte de grãos com um comboio de caminhões e, pela previsão, só estará de volta lá pelo dia vinte”.

Chegada a data, eu o procurei. Ele chegara no dia anterior.

Recebeu-me com a alegria e cordialidade de sempre. Minha curiosidade, é lógico, me forçava a entrevistá-lo sobre aquela peripécia que houvera realizado. Do que se tratava esta rota de transporte de grãos?

Ele me contou. Tomou a direção de um de seus caminhões e saiu para ver, ouvir, aprender e desaprender sobre o seu ramo de negócios, sobre seus funcionários, preços do frete em várias regiões, os maiores e menores problemas do setor. Suas palavras foram precisas: “Em tempos de incerteza – disse Marcelo Noma – eu não podia confiar em dados de revistas, jornais, impressões de terceiros ou na percepção de quem nada ou pouco sabe sobre o meu negócio. A imprensa e os analistas conhecem genericamente. Por esta razão, eu aprendi a separar as ameaças das oportunidades que surgem em horas de prosperidade e em momentos de crise. Nestes dias fui em busca disso. Agora, já posso traçar o plano de ação para a minha empresa em 2009”.

Atitudes me impressionam. Sempre. Eu fiquei maravilhado com esta em especial. Marcelo Noma, diretor da Mano Logística, deu uma belíssima demonstração de como gerir uma empresa. Admirei sua iniciativa. Entendi, com clareza, que fundamental para o sucesso de qualquer negócio é, de fato, o envolvimento e o comprometimento de seus gestores.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473