25 de out. de 2011

A INTENÇÃO POR TRÁS DAS AÇÕES

ABRAHAM SHAPIRO

Alguém entra no seu escritório aos gritos. Se você se perguntar: "O que é que ele deseja com isso?", poderá descobrir que provavelmente ele só quer a sua atenção para ajudá-lo a resolver algum problema que o aflige.

Todo comportamento, mesmo que aparentemente estranho ou condenável, tem uma intenção positiva quando analisado dentro do contexto e da experiência da pessoa que o exibe.

É importante exercitar a descoberta do que motiva a pessoa a agir de seu modo específico.

Mesmo que inicialmente não enxerguemos ou não aceitemos esta motivação, é possível desenvolver a capacidade de entender que intenção é esta. Aí está uma das mais difíceis lições de maturidade de qualquer indivíduo.

Seres humanos elevados entendem não ser necessário concentrar-se na aparência do que os outros fazem. Sabem que por trás – por pior que pareça  – sempre há algo que estas pessoas têm dificuldade em demonstrar com clareza. A compreensão nos relacionamentos depende sempre de nós.

Pratique e cresça também nisso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473