13 de nov. de 2008

A PERCEPÇÃO E MUITOS DOS SEUS EFEITOS

ABRAHAM SHAPIRO

Uma criança norte-americana pode distinguir entre um grande número de diferentes marcas de carros. Se uma criança esquimó fosse colocada em lugar da americana, ela não veria senão as maiores diferenças entre as várias marcas. Se a criança americana visitasse os esquimós do Ártico, ficaria maravilhada diante da facilidade com que eles reconhecem entre duas dúzias de diferentes modelos de esconderijos de renas, e de sua capacidade para distinguiras menores variações nos tipos de neve.

Quando se pede aos Baganda, índios de Uganda, na África, que classifiquem pedaços de papelão de formas, tamanhos e cores diferentes, os nativos quase nunca os classificam pela cor. Além disso, sua língua é quase totalmente desprovida de palavras para distinguir cores. Entretanto, os Baganda, educados em escolas ocidentais, fazem o mesmo teste e classificam de acordo com as cores, precisamente como nós.

A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como elas agem com base nessas percepções.

Cinco membros de uma equipe poderão dar várias interpretações para um aumento de salário de 4% no ano seguinte. No entanto, essas mesmas cinco pessoas poderiam partilhar a mesma percepção precisa de que um edifício de escritórios está sendo erguido do outro lado da rua.

As pessoas criam atalhos para tornar a realidade menos dolorosa ou perturbadora. São dispositivos que elas criam para lidar com a informação sensorial que as ameaça ou gera dúvidas. Esses processos mentais são tipos de comportamento defensivo.

Esta forma particular de fazer a leitura de um fato influencia diretamente o momento presente, o comportamento, a motivação e todos os demais aspectos decisivos no desempenho pessoal futuro. Ela pode impactar sobre todas as variáveis futuras.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. Contato: shapiro@shapiro.com.br