11 de set. de 2014

RESULTADOS E EFEITOS

ABRAHAM SHAPIRO

Eu admirava a moça. Era bela, parecia inteligente e atida a seu desempenho profissional com responsabilidade e decisão. Certo dia eu conheci seu namorado. Depois ela casou-se com ele. Era ignorante, fraco, detestava trabalhar e o melhor que conseguia ao abrir a boca era ter uma opinião política polêmica - bastante inútil, aliás.
Também foi assim com um empresário que era reputado como bem sucedido em sua cidade e região. Um dia, suas omissões e práticas vieram à tona, e não foi possível esconder a verdade. Ele era explorador de pessoas. Portava-se como tirano com a gente que trabalhava em suas empresas. Sonegava impostos de todos os modos possíveis. Era um autêntico enganador e irresponsável – alguém que buscava tão somente vantagens pessoais em tudo o que fazia.
De que vale lutar tanto para mostrar valor na vida, quando as minhas escolhas demonstram o contrário? Digo “lutar” porque é uma luta! Mas sabe o que empreendedorismo tem em comum com liderança? O exemplo.
Você pode ter um bom produto, conseguir ótimas vendas e a aceitação do público em determinado momento. Mas isso carece de sustentabilidade – ambiental, social e, antes e acima de tudo, moral.
Há pouco tempo veio a público uma rede internacional de lojas que se serve de trabalho escravo para a produção de roupas. Tenho certeza de que a queda nas vendas e a rejeição à marca foram sentidas e ressentidas no Demonstrativo de Resultados.
A lição da história? Eu sempre serei medido pelos efeitos das minhas escolhas.
Em tempos de discursos políticos em rádio e tevê é ótimo refletir no fato de que a realidade é o que mostra o que somos. Não são os bens que possuímos, o ganho mensal que perfazemos ou os aplausos que recebemos de quem não nos conhece bem.
Boas intenções e retórica afiada, em 99% dos casos são propaganda... com incrível e desagradável chance de ser enganosa.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473