3 de set. de 2014

INVENÇÃO x INOVAÇÃO - DIFERENÇAS CONCEITUAIS

ABRAHAM SHAPIRO


Uma confusão comum de conceitos ocorre com INOVAR e INVENTAR. Parece que as duas concepções andam obrigatoriamente juntas. Mas não. Elas são diferentes na definição e aplicam-se de modo diferente na prática.
Vamos entender.
Inventar é gerar uma ideia, criar um conceito novo ou uma solução, algo que traz um benefício coletivo e que se identifica pela conquista de um objetivo. Um exemplo? A roda.  O intuito do inventor a roda – mesmo que jamais tenha ganhado o Prêmio Nobel – foi facilitar às pessoas irem a lugares mais distantes e transportar coisas com menos esforço.
Inovar é diferente.  É mudar ou alterar algo pela introdução – ou retirada – de um ou mais elementos cujo resultado final seja um diferencial positivo. É, dizendo de modo simples, a busca por aumentar a eficiência e eficácia de um produto, serviço ou processo. Um bom exemplo de inovação é a transformação das antigas máquinas fotográficas. Elas precisavam de muito espaço para ser manuseadas. Hoje, são pequenos equipamentos portáteis e de fácil utilização.
Inovação é, hoje, uma palavra de ordem na vida corporativa. As razões são muitas. Destaque para aumento da eficiência com redução de custos. O que se deseja é a melhoria nos índices de competitividade.  Isto se consegue em termos de:
  • Produtos e serviços: por desenvolvimento e comercialização de novas propostas, design ou conceito,
  • Processos:  pelo desenvolvimento de novos meios de fabricação ou de novas formas de prestação de serviços,
  • Negócios: através de alternativas que forneçam vantagem competitiva e sustentável,
  • Gestão: pelo desenvolvimento de novas estruturas de poder e liderança.
Finalmente, criatividade e inovação, sim, são indissociáveis, mesmo não sendo sinônimas.
Se você lê em inglês ou espanhol e precisa de visões práticas sobre inovação de modo definitivo para a sua empresa, o link abaixo lhe dará a conhecer a conceituada proposta dessa área. Os resultados têm solucionado problemas de grande complexidade em corporações de todos os continentes. Trata-se da:

S. I. T – Systematic Inventive Thinking  

Link de acesso:  www.sitsite.com

______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473