ABRAHAM SHAPIRO
Se você lê em inglês ou espanhol e precisa de visões
práticas sobre inovação de modo definitivo para a sua empresa, o link abaixo
lhe dará a conhecer a conceituada proposta dessa área. Os resultados têm
solucionado problemas de grande complexidade em corporações de todos os
continentes. Trata-se da:
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Uma confusão comum de conceitos ocorre com INOVAR e
INVENTAR. Parece que as duas concepções andam obrigatoriamente juntas. Mas não.
Elas são diferentes na definição e aplicam-se de modo diferente na prática.
Vamos entender.
Inventar é gerar uma ideia, criar um conceito novo ou
uma solução, algo que traz um benefício coletivo e que se identifica pela
conquista de um objetivo. Um exemplo? A roda. O intuito do inventor a roda – mesmo que
jamais tenha ganhado o Prêmio Nobel – foi facilitar às pessoas irem a lugares mais
distantes e transportar coisas com menos esforço.
Inovar é diferente.
É mudar ou alterar algo pela introdução – ou retirada – de um ou mais
elementos cujo resultado final seja um diferencial positivo. É, dizendo de modo
simples, a busca por aumentar a eficiência e eficácia de um produto, serviço ou
processo. Um bom exemplo de inovação é a transformação das antigas máquinas
fotográficas. Elas precisavam de muito espaço para ser manuseadas. Hoje, são pequenos
equipamentos portáteis e de fácil utilização.
Inovação é, hoje, uma palavra de ordem na vida
corporativa. As razões são muitas. Destaque para aumento da eficiência com
redução de custos. O que se deseja é a melhoria nos índices de competitividade.
Isto se consegue em termos de:
- Produtos e serviços: por desenvolvimento e comercialização
de novas propostas, design ou conceito,
- Processos: pelo desenvolvimento
de novos meios de fabricação ou de novas formas de prestação de serviços,
- Negócios: através de alternativas que forneçam vantagem
competitiva e sustentável,
- Gestão: pelo desenvolvimento de novas estruturas de poder
e liderança.
Finalmente, criatividade e inovação, sim, são
indissociáveis, mesmo não sendo sinônimas.
S. I. T – Systematic Inventive Thinking
Link de acesso: www.sitsite.com
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473