ABRAHAM SHAPIRO
A ruptura tem muito ou tudo a ver
com o fundo da loja. O varejista pode ter o produto em estoque, mas se não
estiver no ponto de venda, aos olhos e ao alcance das mãos do consumidor, ele não
será vendido. Aí está, sem dúvida, a mais exata, infeliz e prática definição de ruptura.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Uma pessoa que está na loja de um
supermercado com intenção de comprar e ao buscar um determinado item não o
encontra na gôndola poderá ter reações de insatisfação que vão desde a escolha de
um substituto do produto e o abandono da marca que buscava até o ponto extremo
de abandonar seu carrinho e trocar de loja.
A indústria, a marca e o varejista irão
contabilizar perdas muito maiores do que simplesmente a venda. Esta experiência
malsucedida de compra irá influenciar negativamente sobre a fidelidade deste cliente.
Falta de produtos nas gôndolas dos
supermercados tem nome: ruptura.
Acabar com as rupturas é uma tarefa
complexa porque envolve todos os elementos da cadeia do produto e várias outras
razões. Uma delas é um dado curioso. A indústria oferece atualmente ao varejo
entre 300 e 400 mil itens. Só no ano de 2010, foram lançados mais de 15 mil
novos itens dos quais apenas 3 mil vingaram. Mesmo assim, a gôndola não é
elástica. O que fazer com os produtos que dão certo?
Para se ter uma vaga ideia, uma loja
do pequeno varejo expõe de 5 a 6 mil itens a seus clientes. O primeiro desafio,
portanto, é formar o mix ideal, já que é impossível oferecer tudo. Se, por
exemplo, o foco estiver sobre a oferta de alimentos, o consumidor deverá
encontrar sortimento e variedade dessa categoria. Os outros itens – como
higiene e limpeza – serão para a conveniência do cliente.
Daí se conclui que a principal causa
de ruptura em supermercados é de ordem operacional. E a falta de qualificação
da mão de obra junto da ausência de processos só agravam estes problemas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473