ABRAHAM SHAPIRO
Se você quer recompensar ou punir o
comportamento de longo prazo de qualquer indivíduo, não se demore a fazê-lo.
Aja no curto prazo, isto é: tão logo observado,
pois nisso é que se encontra o poder de transformar cabeças... mais do que
qualquer outra ação motivacional.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Publicado na Folha de Londrina de 22 de setembro de 2014 - As empresas estão gradativamente
aderindo a critérios de avaliação de desempenho dos funcionários. Há vários
modelos de como as avaliações são feitas. Alguns são muito bons e construtivos.
Outros ruins e falenciais – apesar do alto preço cobrado pelas consultorias que
os implantam.
A pergunta importante é: por que
fazer uma avaliação de desempenho? Há muitas respostas. Algumas serão
subjetivas, outras aceitáveis. Mas o posicionamento definitivo e objetivo é
“dar às pessoas uma oportunidade de se verem melhor e saber como estão indo na
execução de seu trabalho, assim como a qualidade dos resultados que elas têm
atingido”. O nome disso é feedback. A razão crucial de qualquer avaliação de
desempenho é, portanto, o feedback do avaliador ao avaliado.
A avaliação de desempenho, tanto
para a empresa quanto para os colaboradores, é a melhor maneira de mudar o
comportamento das pessoas a longo prazo através de uma ação de curto prazo. O
contrário não é válido. Raramente conseguiremos mudar o comportamento de curto
prazo com retornos dados no longo prazo.
É por isso que as tão noticiadas
sanções raramente funcionam bem na política internacional. Já impostos sobre
cigarros são uma forma ótima de o estado manter as pessoas que contraem câncer
de pulmão. Francamente, não precisava ser assim. Adultos inteligentes deviam
ser espertos o suficiente para calcular o valor presente líquido de toda uma
vida fumando somado aos custos de manutenção de sua saúde a longo prazo. Alguns
são espertos; mas não o suficiente. Por isso tanta gente não deixa de fumar e
morre de câncer.
A carreira profissional é outro
exemplo. Estudantes universitários deviam ser espertos o suficiente para
perceber que grande esforço aplicado em estudar e reduzir despesas na faculdade
são atitudes que poderiam se converter em ganhos reais e felicidade no futuro.
Alguns são espertos e se aplicam; mas não o suficiente. Por isso tantos jovens
continuam preferindo as baladas e as diversões, e acabam como profissionais
medíocres e mal pagos.
Feedback de curto prazo com vistas
ao retorno no longo prazo é o investimento que vale para qualquer organização -
desde que feito do modo correto e no momento certo.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473