16 de set de 2014

COMO MANTER-SE EM QUALQUER EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Há muito tempo funcionário não é apenas alguém que executa tarefas para as quais foi contratado. Ele traz consigo seu caráter, sua espiritualidade, sua maneira de enxergar o mundo, sua capacidade de relacionar-se etc. Estas são suas competências.
Qualquer profissional toma decisões. Nas opções que faz, ele imprime suas tendências pessoais, seu estilo e sua visão própria de vida. Isso influencia a qualidade da empresa, assim como seus padrões e, principalmente, a percepção dos clientes.
As experiências que os clientes vivem ao consumir produtos ou serviços desta empresa  têm relação direta com as pessoas que estão em todos os postos.
Um exemplo real. Várias pesquisas mostram que, diante de um problema grave de saúde, os norte-americanos gostariam de ser atendidos numa instituição chamada Mayo Clinic. 




A pergunta que se faz é: “Como uma empresa que surgiu em meio às plantações de milho do Estado de Minnesota, e que até meados da década de 1990 contava com apenas um profissional de marketing e gastava quase nada em publicidade conseguiu tal façanha?”
A Mayo Clinic atende ou supera as expectativas da maioria dos clientes ao proporcionar uma experiência integrada e completa. Como é isso? Imagine uma loja imensa que vende de tudo, com especialistas em cada departamento trabalhando em equipe para atender os clientes do modo mais perfeito possível. É este o modo de atitude da Mayo Clinic.
Por desejarem isso é que as empresas estão dando enfoque diferente sobre quem devem contratar e manter em seus quadros de colaboradores. Elas buscam pessoas apaixonadas por aquilo que fazem.
Quem não tem paixão por nada que diga respeito aos objetivos da organização deve ser literalmente descartado. Assim, a minha dica para quem ainda não está sintonizado é: procure um aconselhamento profissional e recobre a sua motivação. Tendo contentamento com o que faz, você será outra pessoa. E quem ganha com isso? Você, a sua família, a empresa e o mundo.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473