25 de jun. de 2012

QUALQUER UM PODERIA TÊ-LO FEITO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 25/06/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Na cidade de Sant Anton de Portmany, na Espanha há um estranho monumento em homenagem à descoberta da América. É um enorme ovo de galinha. Descobri tratar-se do famoso Ovo de Colombo.
Já ouviu a expressão: “Isto é o ovo de Colombo de tal negócio”?
Contam que, numa ocasião, Cristóvão Colombo foi convidado para um banquete. Um dos convivas,  enciumado com sua fama,   dirigiu a ele uma pergunta grosseira:
- "Se você se envaidece por ser o descobridor da América, acaso não há outros homens na Espanha que pudessem fazê-lo?"
Colombo, longe de se arrogar, não respondeu diretamente à pergunta. Levantou-se, tomou um ovo de galinha em sua mão e propôs um desafio aos presentes. Pediu que todos tentassem colocar um ovo cozido em pé sobre uma das extremidades, pois ele podia facilmente fazê-lo.
Todos ficaram excitados por vencer Colombo.
Após ninguém ter conseguido,  Colombo pediu sua vez. Pegou o ovo e começou a dar sutis batidas contra a mesa até que a casca se quebrasse levemente embaixo. Com este achatamento, ficou simples colocá-lo de pé.
Vendo isso, aquele homem invejoso exclamou:
- "Mas assim qualquer um conseguiria!"
E Colombo:
- "Você tem razão. Qualquer um! Mas teria de ser 'qualquer um' que tivesse inteligência".
E acrescentou:
- "Desde que eu mostrei o caminho ao Novo Mundo, 'qualquer um' poderá segui-lo, sim. Mas 'alguém' teve de ter a ideia antes. E depois, 'alguém' teve que colocar a ideia em prática. Este fui eu!".
Aí está a famosa história do Ovo de Colombo.
Soluções aparentemente óbvias precisaram de alguém que as imaginasse um dia. E em seguida, também precisaram de alguém que as executasse.  Só após estas duas difíceis etapas é que se tornaram simples aos olhos de todos a ponto de dizerem a respeito: " Qualquer um poderia tê-lo feito!". Será que poderia?
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473