ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome- Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
“Pessoas que se sentem bem consigo
mesmas produzem bons resultados”. Desde a década de 1980 este é um pensamento
divulgado ao mundo através do livro O Gerente Minuto. Recuso-me a crer que antes
deste excelente livro sobre a correta gestão pessoas os gerentes em geral não soubessem que estar bem é uma condição determinante para que os
funcionários realizem bons trabalhos. Kenneth Blanchard e Spencer Johnson são
os autores que solidificaram esta ideia fantástica.
Na prática, mesmo pessoas
convencidas da importância de se sentirem bem para que produzam resultados não
sabem com clareza o que e como fazer para os alcançarem. Acabam ficando só na
teoria e na boa intenção.
Hoje darei a minha contribuição humilde.
O que fazer para se sentir bem no
trabalho?
A primeira coisa: conheça a sua
função, suas atribuições e suas responsabilidades o máximo possível.
Isto é uma obrigação que deve ser
cumprida pelo chefe de cada setor iniciando já no primeiro dia do período de
experiência do novo funcionário. No entanto, não é isso que a grande maioria
deles faz. Eles preferem dar boas-vindas ao novato, e então o levam para
conhecer algumas pessoas e depois o largam sozinho em algum canto. Passado um
tempo, começam a cobrá-lo ou castigá-lo por não fazer coisas certas sem sequer
ter-lhe dado chance de fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
Estes chefes babacas julgam que o
funcionário é obrigado a saber fazer aquilo para que foi contratado, já que passou
por uma seleção e o RH disse que ele atende a um determinado perfil. Mas ocorre
que a empresa tem atribuições e padrões próprios para cada cargo.
Portanto, se você que me lê é o
empregado, faça a partir de agora todo o possível para conhecê-los. Use todos ao
meios que estiverem a seu alcance para descobrir o que você deve fazer e qual
desempenho é esperado de você. É o mínimo para você engrenar-se aos demais
funcionários e, com o tempo, compor equipe com eles, além de ter atitudes e tomar
decisões certas.
Sue muito agora para sentir-se bem e
automotivado quando produzir resultados. Deste modo, tudo de bom poderá lhe
acontecer. Só não acontecerá se você apenas ficar esperando!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome- Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473