ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Está cada vez mais difícil conseguir
alguma vantagem competitiva com base nos quatro P´s do Marketing: Produto, Preço,
Praça e Promoção.
Enquanto isso, fico indignado com os
comerciantes que desconhecem as grandes descobertas sobre o comportamento do
consumidor. Estudos neste campo buscam prever e compreender a forma como os
indivíduos decidem gastar seu dinheiro, tempo e esforço em atividades de
consumo.
Foi por esta via que despontou
recentemente o Marketing Sensorial, uma área fértil para se estabelecer
diferenciais de valor a produtos e serviços.
Entenda um pouco mais por meio de um
exemplo.
O cliente está exposto a uma série
de estímulos sensoriais através de seus cinco sentidos. A atmosfera de qualquer
loja tem o poder de exercer impacto positivo ou negativo sobre suas emoções,
comportamentos e decisões.
Focalizemos nossa atenção no odor,
digamos.
Ao entrar na bonita loja de
confecções femininas do Shopping, a jovem senhora sente o odor de tecidos e dos
vários materiais que a ambientam.
Compare, agora, este mesmo ambiente e
seus efeitos sobre a consumidora com outro no qual o aroma constante e leve de
uma essência de capim cidreira predomina e inibe todos os demais odores.
Qual das duas situações é a mais sedutora
ou atrativa ao consumo?
Tudo o que os clientes sentem ou
percebem afeta frontalmente seus desejos de consumo.
Este é um conhecimento simples e
objetivo.
Pense com mais calma quando analisar
a sua loja e as possíveis causas de não venda. Lembre-se que, além dos bolsos, cada
pessoa que nela entra tem algo que pouquíssimos comerciantes compreendem, e no
fim das contas fará toda a diferença nos resultados. Do que estou falando? De sensibilidade e de emoções.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473