12 de jun. de 2012

MÚSICA AMBIENTE: FAÇA A ESCOLHA CERTA

ABRAHAM SHAPIRO
Conheço um supermercado que exibe músicas evangélicas em seus alto-falantes internos o dia inteiro.
Fui conversar com o proprietário a respeito. Ele remeteu-me à gerência. Tentei expôr o fato de que, numa cidade deste porte e numa loja de produtos não especializados, nem músicas evangélicas, nem católicas, Judaicas ou islâmicas deviam ser empregadas na ambientação. A razão é simples. Os clientes que professam uma religião ou crença diferente, poderão se sentir constrangidos. Muitos deles talvez sejam mais educados do que eu, ou temam que, expressando algo contra aquela opção de fé, sejam partidos ao meio por um raio dos céus. Ficam insatisfeitos, porém, calados.
A mesma situação caberia também para música sertaneja, clássica ou folclórica.
Que tipo de música deve ser usada no ambiente de uma empresa? Resposta: uma sonoplastia neutra, que não defenda qualquer tendência ou preferência específica. E onde encontrar isto? Os DJ’s – Disc Jockeys – prestam este serviço. E também existem várias emissoras de rádio via Internet que transmitem músicas ambiente, 24 horas, de alta qualidade e são gratuitas. Basta ter um computador conectado à rede.
Duas coisas são importantes na escolha de música ambiente de empresas não segmentadas:
Primeira: O gosto do dono é o único que não deve ser tomado como referência.
Segunda: Nunca acredite que os negócios da empresa irão bem somente pelas músicas cantarem a salvação ou os versos de um livro sagrado o dia todo. Sem a gestão correta, música ou reza alguma fará o efeito que se deseja de qualquer negócio. Não é brincadeira, nem jogo de palavras. É que para muita gente, incluindo eu, ter que se submeter a isto não é nada além da mais autêntica definição de inferno.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473