21 de jun. de 2012

TODOS OS SEUS ORÇAMENTOS COM PROBLEMAS

ABRAHAM SHAPIRO


Que os orçamentos dos seus produtos ou serviços aos clientes estejam hora mais altos, hora mais baixos ou, como se diz na gíria, “pau a pau” com os seus bons concorrentes, nada de anormal.
Mas se todos os seus preços estão sempre acima ao de toda a concorrência e você perde negócios importantes, deixe-me lembrá-lo de um conceito importante. Problema é a diferença entre o que está acontecendo e o que deveria estar acontecendo. Logo, você tem um complicado problema a resolver. E pelo jeito o seu são os custos!
Quando todos os seus preços estão acima da média do mercado e você não tem como alinhá-los, a receita é uma só. Chegou a hora de reduzir despesas. Comece cortando os gastos supérfluos – aquelas viagens improdutivas, as feiras que não viram negócio algum. Promova o que o mercado exige. Mas não espere demais, sob pena de perder representantes, muito dinheiro e, o que é pior, clientes. Você quer isso?
Por outro lado, se os seus produtos realmente têm atributos, vantagens e benefícios superiores aos dos seus concorrentes, das duas uma: ou você está lidando com os clientes errados, ou os seus vendedores e representantes são fajutos e  não sabem apresentá-los da maneira correta aos clientes. Só sabem falar de atributos, e nada além. Este é outro problema. Como se resolve? Vou prescrever três remédios: um departamento de marketing competente, um bom gerente comercial e muito treinamento para a área de vendas!
Chega de adiar soluções a problemas que põem em risco desnecessário o futuro dos seus negócios. Aja de modo intenso e proveitoso. A perenidade da sua empresa depende disso.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473