22 de jun. de 2012

A GESTÃO DE VENDAS ATRAVÉS DE PLANILHAS DE CÁLCULO

ABRAHAM SHAPIRO


Uma empresa contratou um executivo para dirigir o setor de vendas. Fui conferir suas principais características e descobri que ele tem grande domínio sobre planilhas numéricas. Não encontrei nele atributo algum de liderança, e muito menos daquelas chamadas “qualidades comerciais”, como: relacionamento, capacidade de ouvir, de julgar e compreender os pontos de vista dos demais. Ele é frio e calculista. Para ele o que vale são números.
Reportei à diretoria que ele não atenderia às nacessidades de reconquista de fatias de mercado perdido para uma concorrência que cresceu justamente em cima das fraquezas desta empresa. É claro que controle em vendas é importante. Mas numa singela comparação, números estão para as vendas assim como a fotografia está para um filme.
Um gestor de vendas carece de conhecimentos muito, mas muito, mais amplos do que apenas construir boas planilhas. Quais conhecimentos são estes? Quatro áreas ele deve dominar:
A primeira: conhecer todos os produtos que vende.
Depois, todos os aspectos relacionados a cliente: seus hábitos, preferências,  expectativas, necessidades, geografia de localização, segmentação etc.
Ele também tem de dominar o mercado em que a empresa atua.
Finalmente, ele deve conhecer a concorrência em seus mínimos detalhes. Não apenas o modo de produção, máquinas e equipamentos, mas como trabalham, como atuam, como promovem campanhas, como abordam clientes, suas estratégias, qualidade real de seus produtos e serviços, etc.
Aquele profissional que avaliei pode até ser the best em números. Mas e quanto ao resto?  Deixará a desejar ao que a empresa mais carece: visão sistêmica e estratégica.
Julguei que ele estivesse mais para controler contábil do que para gestor de vendas! Só então descobri que ele já havia sido demitido de seu emprego anterior por ser um péssimo líder.
Senti-me grato por tudo o que consegui ver sem conhecimento anterior. Há certas coisas na vida profissional que só a experiência proporciona. Enxergar bem é uma delas!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473