4 de jun. de 2012

ALINHAMENTO ANTES DO TRABALHO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 04/06/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Empresas que adotaram a prática da reunião dos colaboradores em pequenos grupos antes de iniciar a jornada de trabalho com a finalidade de promover o alinhamento de objetivos obtiveram seu maior comprometimento com metas, com os clientes e com o atendimento.
Como elas fazem?

Tenho visto várias modalidades destes encontros. Um dos mais efetivos em resultado é aquele em que o gestor reúne sua equipe por um tempo muito breve e a orienta sobre ações do dia sem aprofundamento de detalhes, mas com comentários objetivos que tragam esclarecimento sobre as dificuldades mais comuns e frequentes.
Esta reunião acontece com tempo de duração pré-determinado e rigidamente respeitado –  procedimento obrigatório que se converte em disciplina e educa as pessoas à melhor gestão do tempo.
Um ponto considerável nas reuniões de início de trabalho é a inspiração. Como se promove inspiração? Um meio eficaz é a leitura de um texto de conteúdo significativo, que pode ser feita por um participante diferente a cada encontro, de modo que todos tenham a  oportunidade de contribuir.
O chefe que inspira seu grupo é mais facilmente visto como líder. Por isso, é importante cuidar para que os textos utilizados não sejam de natureza religiosa ou firam as opções individuais dos integrantes. Um momento de inspiração visa ampliar a harmonia, a convergência de ideais e o entendimento dentro do grupo.
O meu livro Torta de Chocolate Não Mata a Fome foi escrito para motivar os leitores a viverem suas vidas com um propósito, assim como seu trabalho e seus relacionamentos. É uma obra simples de se ler, e de fácil compreensão. É a minha sugestão como ferramenta de inspiração para as reuniões na sua empresa.
É o Vice Presidente de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Nestlé do Brasil, João Batista Dornellas, quem declara na apresentação do livro: “Torta de Chocolate não Mata a Fome é um livro cheio de aconselhamentos verdadeiros sobre dificuldades que nos podem surgir em diferentes épocas da vida. Poderá ser a chave que abre a porta de mudanças completas de quem o lê”.
Se este assunto lhe interessa, não o deixe passar. Experimente e comprove os resultados positivos que cem por cento das empresas que implementaram esta boa prática com seriedade alcançaram.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473