4 de jun. de 2012

SAÚDE EMOCIONAL x SUCESSO NOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Errar é humano. Porém, ter humildade para aprender com os próprios erros e aceitar ajuda em determinadas decisões pode fazer toda a diferença... especialmente no desempenho de um líder.
Outro dia, o amigo de um empresário dono de uma indústria que distribui seus produtos em redes varejistas, tomou a iniciativa de ligar para ele a fim de comunicar a falta de seus produtos numa loja que visitava. O empresário agradeceu e disse que tomaria providências para corrigir a falha.
Semanas depois, aquela pessoa verificou nova falta de produtos na mesma loja. Na boa fé de estar ajudando, remeteu ao empresário um e-mail informando-o sobre o ocorrido. O empresário, muito ríspido, respondeu acusando o amigo informante de alegar ser ele e seus gerentes mentirosos.
Este é um nítido sinal de que as coisas realmente não vão bem naquela indústria que, eu sei, teve um ótimo começo. Nenhum negócio se mantém apenas com um bom começo, mas com planejamento para ter melhoria contínua. Isto requer pessoas tecnicamente capacitadas e mentalmente bem ajustadas. A perda do controle emocional põe tudo a perder a alta velocidade.
O rapaz, agora ex-amigo daquele empresário doente dos nervos, narrou-me o ocorrido com grande tristeza. Pediu-me uma explicação por que o diretor agiu de modo tão grosseiro quando sua intenção era só ajudar. 
Eu lhe disse que as pessoas não gostam de ser culpadas nem de assumir a responsabilidade por coisas que não deram certo. Isso acontece nos negócios e na vida. Preferimos atribuir o fracasso às circunstâncias fora do nosso controle. Mas é importante lembrar que quando se está dirigindo uma empresa, um erro pode afetar diversos aspectos do negócio e ter um preço bastante alto.
Em toda empresa, quando ocorre uma falha gerencial, todos ficam sabendo rapidamente. É quase impossível manter segredo. Desse modo, o líder terá mais credibilidade sempre que não fingir que o erro nunca aconteceu ou admitir que a empresa seguiu a direção errada, mas está consertando os problemas e mudando de rumo.
Um líder que age assim, ganha a credibilidade e o respeito que seus funcionários apenas fingem manter em sua presença.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473