4 de nov. de 2011

VISÃO I.T.C.

ABRAHAM SHAPIRO

Você tem visão ITC? Não estou falando de óculos especiais ou de um item de alta tecnologia. ITC é uma expressão largamente empregada hoje nos meios corporativos de todo o mundo. Ao pé da letra, em inglês, ela significa Innovation to Cash, ou “Inovação convertida em Dinheiro”.

As pessoas criativas imaginam “n” fórmulas para emplacar suas novidades. Mas o simples criar não resulta em venda garantida. Até que uma inovação se transforme em um bem de consumo ou numa necessidade do dia a dia, ela consome recursos e investimentos incalculáveis.

No entanto, há outros contextos onde o ITC se aplica perfeitamente bem. Por exemplo. Sabe aquele funcionário prolixo, mas muito esperto? Que aprendeu todos os termos técnicos do setor e sabe como ninguém empregá-los de forma a parecer envolvido com a empresa, com o mercado e com os clientes, mas na prática ele nunca vai ao ponto? Sim. Aquele enrolador que perde um tempão com um monte de platitudes! É com este aí que a fórmula ITC se aplica com perfeição.

Quando ele se aproxima com o bla bla bla de sempre, em vez de você ficar olhando com a cara de “Uau! Como esse cara entende”.... lembre-se que são brutais as chances de tudo aquilo não passar de lero-lero. A sua resposta deve ser: Ok...suas ideias são boas, interessantes e convencem.... Mas como iremos convertê-las em receita para a empresa?

Seja você o primeiro a trazer a prática para todos os momentos possíveis da vida e da empresa. Cuide disso, especialmente com pessoas discursivas demais. Ajude-as a porem os pés no chão, já que a tendência de sonhar as entusiasma pondo em risco a noção de custo.

Lembre-se: este não é um mundo de ideias apenas, mas de ações. Sem atitudes concretas, nada, de fato, acontece.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473