24 de nov. de 2011

O MAL DOS SUPERVISORES

ABRAHAM SHAPIRO

A promoção de um profissional é sempre um momento bastante delicado para a empresa. É quando ele já atingiu bons índices de competência na posição atual e apresenta sinais de que dará certo em uma nova posição, mas ainda não reúne competências e práticas suficientes.

É lógico que dedicação e estudo o ajudarão. Mas o difícil não é dedicar-se, nem estudar. Difícil é ter humildade suficiente para que a promoção não destrua suas potencialidades.

Daí a necessidade de as empresas fazerem um cuidadoso estudo de comportamento do funcionário antes da promoção, buscando conhecer os riscos de insucesso no que vem pela frente. Refiro-me a conhecer suas reais condições psicológicas para lidar com o novo status. Muitos promovidos naufragam por acharem que se tornaram reis. Foram grandes sujeitos no passado, mas agora, são déspotas. Vi outros que eram trabalhadores esforçados, e hoje são vagabundos.

Ocorre um erro de interpretação. Pensam que funções mais elevadas no organograma exigem menos esforço, escritório com ar condicionado, Internet o dia todo, e quanto a resultados, basta esperar por suas equipes, pois, elas os trarão.

Um fato real. O vendedor promovido a supervisor não sabia sequer o que significa seu novo cargo. Ao pé da letra, supervisor é “aquele que olha desde cima” – super: em cima, visor: aquele que vê. Portanto, um supervisor de vendas é o profissional que acompanha uma equipe de vendedores com o fim de organizar ações, apoiar, resolver problemas urgentes e saber, a cada momento, tudo o que ocorre com esta equipe, mesmo não podendo estar com todos ao mesmo tempo. Ele deve ter aptidão para decidir com rapidez as potenciais perdas de negócios, e logicamente evitá-las.

Mas aquele supervisor leu gibis demais durante a infância. Ele se esqueceu de ser útil aos seus subordinados e acabou demitido.

Se você é um supervisor ou almeja ocupar este cargo na sua empresa, lembre-se de ser, antes, um bom “visor”, e deixe para ser “super” somente depois de aprender o que é servir. Este é o segredo do sucesso profissional desta função.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473