28 de nov. de 2011

A ARTE DE LIDAR COM PESSOAS



O modo de se relacionar no ambiente de trabalho é um dos principais focos dos administradores de empresa dos mais diversos ramos na atualidade

VAGNER SIMÕES

Diagnosticar problemas de convivência, determinar e trazer soluções para um ambiente de convívio é um problema para muitos. Vários ramos do marketing e da administração de empresas tentam dar conta destes processos no ambiente de trabalho. Porém, criar uma sincronia e uma sintonia entre colaboradores, público interno e clientes ultrapassa as conhecidas estratégias de convencimento e atuação.

Mas engana-se quem pensa que a readequação de metas das organizações apenas trabalham com balancetes e índices de produtividade. Além das relações sociais comuns do dia a dia, é crescente o número de psicólogos e de cientistas sociais que voltam suas atenções para os valores, o comportamento e as expectativas que as pessoas possuem dentro das empresas.

O engenheiro e consultor de empresas Abraham Shapiro, trabalha há 22 anos no ramo. Escreve em um blog, é articulista do jornal Folha de Londrina, do Diário de Maringá, da Revista Frizz e em mais de 200 jornais Brasil afora. Ele afirma que ainda falta muita instrução na hora de escolher uma profissão. “Todas as profissões tem sucessos e tem fracassos. Não é a profissão que te dá sucesso, é você quem consegue extrair sucesso do exercício profissional”, explicita Shapiro.

De acordo com o consultor, orientar as pessoas para perceberem do que precisam para produzirem mais e melhor passa pela desconstrução de alguns mitos. “Dinheiro é sempre uma consequência. Por isto as pessoas não alcançam o sucesso. Em inglês tem uma frase muito legal que diz que ‘qualquer sucesso repentino levou pelo menos catorze anos para acontecer’”, comenta Shapiro.

Conforme Abraham Shapiro explica, “sinergia é a capacidade de você associar as pessoas com simplicidade e elas juntas terem um poder maior do que a soma correspondente”. E, neste sentido, a comunicação, o espírito de equipe e o altruísmo são determinantes para superar os obstáculos. “As pessoas também são muito egoístas, elas não querem dar. Elas querem consumir, então, vale tudo. Nunca se oferecem para dar, só para receber”, critica o consultor.

Outro fator importantíssimo nesta relação é a formação intelectual. Mesmo assim, poucos são os que desde cedo dão o devido valor para este elemento. Segundo opina o consultor de empresas, isto acontece pela falta de professores com experiência prática. “Faltam professores que venham da vida do trabalho, não professores que fizeram um curso qualquer e se tornam professores: de jeito nenhum, isto é condenável. A formação intelectual oferecida é infernal, baixíssima, péssima, sofrível”.

É neste ponto que reside a importância das ciências da organização. De acordo com o consultor, o ramo da psicologia organizacional é uma intersecção entre a administração e a psicologia. “Os psicólogos ao invés de ficarem olhando para as pessoas nas suas relações sociais, passaram a observar as pessoas nas suas relações laborais.”

Desta vertente teórica, surgiram várias publicações que hoje ganham os corações e mentes de vários públicos. “Abraham Maslow, que é o pai da motivação, da pirâmide de Maslow dos valores e das necessidades, juntamente com Elton Mayo estudaram o comportamento das pessoas dentro das empresas. E criaram este ramo. Muito legal é que filósofos, sociólogos, teólogos, estão sendo trazidos para dentro da empresa, especialmente na área de Marketing”, explica Shapiro.

Enxergar quais as necessidades que as pessoas precisam satisfazer no tocante ao trabalho pode também ser muito gratificante. “Não é só salário. As pessoas se realizam com objetivos, com participação no contexto, com a decisão da empresa. Isso que acaba motivando”.

De acordo com a opinião do consultor de empresas Abraham Shapiro este pode ser um trabalho de responsabilidade social. “Você pode fazer bem pelas pessoas quando você traz uma luz para a vida delas, não é quando você traz dinheiro. A minha responsabilidade social se volta para o desejo de mostrar para as pessoas qual caminho seguir”, completa o consultor.
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Vagner Simões é aluno da UNOPAR, Londrina. 
Fonte: http://www12.unopar.br/unopar/comtexto/ctwebmanchete.action?x=4182