8 de nov. de 2011

O INCONSCIENTE E OS HÁBITOS DE CONSUMO

ABRAHAM SHAPIRO

O filme “Obrigado Por não Fumar”, mostra como um lobista protegia com sua intensa argumentação contra processos a indústria dos cigarros, e como influenciava as pessoas sobre uma opinião favorável ao seu produto.

Muita gente não sabe que no começo do século XX as mulheres não consumiam cigarros em público. Fumar era um tabu e as empresas de tabaco estavam perdendo um grande mercado devido a este fato.

Foi um sobrinho de Freud, Edward Bernays, quem mudou isto. Usando conceitos da psicanálise para manipular o inconsciente das mulheres e ganhar muito dinheiro, Bernays prometeu a George Hill, presidente da American Tobacco Corporation, transformar as mulheres em consumidoras ávidas de cigarro. E conseguiu.

A estratégia foi simples. O cigarro é um símbolo fálico e de poder masculino. Se Bernays conseguisse conectar cigarros com a ideia de desafiar o poder masculino, então ele poderia fazer as mulheres fumarem, de modo a terem seu próprio pênis.

Todo ano, a cidade de Nova Iorque tinha uma parada de Páscoa que atraía multidões. Ali, Bernays convenceu um grupo de ricas debutantes a esconder cigarros em suas roupas. Com seu sinal, elas deveriam fazer uma grande algazarra e acender os cigarros. Ao mesmo tempo, Bernays chamou fotógrafos e jornalistas para presenciar a cena, onde as debutantes acenderiam as “tochas da liberdade”. Ele sabia que isso geraria um debate público dividindo a nação.

Bernays criou a ideia de que se a mulher fumasse, ela seria mais poderosa e independente. Isto persiste até hoje, embora cada vez mais homens e mulheres desistam de fumar, pelo mal a que induz a saúde.

Consumir é atraente. É ótimo poder comprar coisas boas e de qualidade, vestir-se bem, curtir um estilo de vida refinado, viajar e ter coisas. Mas há algo a que deve-se ficar atento. Não desprezar nossa capacidade de decidir, e não deixar a mídia definir nossa personalidade e hábitos de consumo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473