15 de nov. de 2011

BATE BOCA NA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Todo mundo ouve falar a respeito de chefes que maltratam os subordinados, em empresas de todos os portes. Mas o clima entre colegas está cada vez mais hostil. Além do antigo “puxar o tapete”, o respeito ao próximo tem estado cada vez mais comprometido. É difícil explicar as razões.

Uma das cenas mais comuns em empresas, atualmente, são pessoas protagonizando ataques verbais sem qualquer pudor. É um tal de um ofender o outro, gritar com o colega porque algo não está bom! E não fica só nisso.

O que fazer nessa hora se você for envolvido em algo assim?

Antes de pegar em armas e atirar, tome precauções e mantenha-se consciente para não cair em armadilhas emocionais. Alguém lhe ofendeu? Você tem direito de resposta, sim. Mas lembre-se que quanto mais educado ou educada você for, mantendo o tom de voz normal e o autocontrole das emoções, mais razão você terá.

Jamais rebaixe-se ao nível da pessoa que ofende ou grita. Saiba reagir com firmeza, porém, sem baixarias.

É muito difícil não responder a insultos. O impulso natural nos empurra a falar “pimentas e ácidos”. No entanto, defender-se não é sinônimo de “pagar na mesma moeda”. Faça-se respeitado ou respeitada. Imponha-se com sabedoria e como resultado você terá paz para dormir depois de tudo.

E tem outra. Nada de ir reclamar para o chefe. Isto é coisa de jardim de infância. Mostre que você não está gostando nem um pouco da cena. Coloque os pingos nos “is” e continue sua caminhada para frente e para o alto. Deixe a poeira baixar e tenha uma conversa séria com a pessoa que ultrapassou o limite.

Sua reputação é um bem inestimável. Cuide dela onde e com quem estiver, mesmo naquelas circunstâncias que ocorrerem por pura incompetência de seu chefe. Sendo ele culpado ou não pelo caos e desordem na equipe, não seja você o tolo a permitir envolver-se nestas armadilhas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473