21 de nov. de 2011

PRODUTOS, QUALIDADE E SUCESSO NOS NEGÓCIOS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14/11/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

É interessante como varia o padrão estético dos negócios de cidade para cidade. A poucos quilômetros de distância variam o referencial e a percepção de beleza tanto no arranjo de espaços quanto na oferta de produtos, edificações, atendimento e, como é de se prever, também nos resultados obtidos.

São Paulo, por exemplo. Organização, marcas, ambientação, e oferta de produtos respeitam linhas internacionais. Uma loja paulistana de nível nada deve às de Nova Iorque, Londres ou Beverly Hills.

Londrina também surpreende positivamente. Respeitadas as proporções de distribuição de renda local e capacidade de investimento, o comércio guarda uma respeitável relação de ambiente e oferta de produtos com grandes cidades. Destacam-se os setores de alimentos, bebidas e modas. Há capitais importantes do país que não se equiparam a Londrina.

Já não é o que se observa em cidades menores. E nada tem a ver com o montante de investimento. É curioso. Mesmo consumindo pequenas fortunas, o que resulta é quase sempre um quadro fraquérrimo na qualidade de produtos e atendimento.

Constatei na prática, dia desses. Entrei numa grande padaria e confeitaria de uma cidade próxima a Londrina. Arquitetura moderna, espaços dimensionados, lay out de balcões, geladeiras e mesas belíssimo. Atendimento? Miserável. Produtos? Grosseiros e mal elaborados. Preços? Nas nuvens. Presunçosos.

Os investidores, no mínimo, são daquele tipo que associa glamour a “enfiar a faca no cliente”, e não a benefícios reais e diferenciação. “Ruinzinho, mas espertinho” é o resumo da ópera. Se eu não conferisse a conta do café horrível com nome francês de que consumi menos da metade da xícara, teria pago o item em duplicidade, pois a atendente era analfabeta funcional e desconhecia completamente o sistema de registro de consumo. Bom ou mau? Só sei que lá eu não volto mais! E apesar de não poder publicar o nome do boteco de luxo, deixo aberto meu e-mail para quem desejar fazer suas tentativas de adivinhação. Saberei, assim, quem são as pessoas realmente exigentes de seus direitos.

São estas situações que permitem a qualquer cinquentão – como eu – profetizar com precisão de horas a bancarrota de um negócio. Bem feito para os teimosos que desprezam treinamento, satisfação de clientes, propaganda e atitudes que poderiam salvá-los da desgraça com maior efetividade do que apenas ter dinheiro para manter suas péssimas empresas de portas abertas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473