ABRAHAM SHAPIRO
Fazer pressão sobre funcionários sem que a empresa esteja organizada, sem que se tenha um planejamento e uma estratégia clara a todos envolvidos, é um problema maior do que não ter nada disso.
Pressão descontrolada causa doenças, frustração e evasão de pessoas que precisam estar comprometidas.
Tenho dito e lembrado em meus boletins o quanto é importante procedimentar processos, definir as função do organograma, estabelecer metas atingíveis e crescentes em cada área. Só após isto é a hora de cobrar desempenho e, se necessário, pressionar.
É preciso respeitar as possibilidades reais das pessoas e da organização – assim como das máquinas e demais recursos. Pressão por pressão é insanidade.
A regra fundamental é dar, preparar, comunicar e treinar bem. Depois exigir. A cobrança só se justifica quando todos sabem o que se passa e como fazer. Antes disso, qualquer pressão é destrutiva.
Uma empresa sadia dará aos funcionários condições para que tenham lazer. Conheço uma que após um pico de alta demanada no trabalho concede ao profissional a opção de uma folga ou sair mais cedo nos dias posteriores.
Férias são importantes. Elas ajudam a desligar a panela de pressão e a recarregar energias.
No caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais funções a membros de sua equipe.
A pressão pode ser positiva quando mantém o profissional motivado a superar desafios. Mas exige um estado emocional equilibrado.
Novamente quero lembrá-lo. Se o básico de sua empresa não está perfeitamente organizado, todas as ações potencializam crises. Em vez de ajudar, suas ideias só causarão maior estresse e distanciamento de todos dos bons objetivos que você deseja implantar. Adie seus planos. Invista em uma boa consultoria e seja humilde para realizar os sacrifícios que forem recomendados. Os frutos virão. Mas após isso. Só após.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Fazer pressão sobre funcionários sem que a empresa esteja organizada, sem que se tenha um planejamento e uma estratégia clara a todos envolvidos, é um problema maior do que não ter nada disso.
Pressão descontrolada causa doenças, frustração e evasão de pessoas que precisam estar comprometidas.
Tenho dito e lembrado em meus boletins o quanto é importante procedimentar processos, definir as função do organograma, estabelecer metas atingíveis e crescentes em cada área. Só após isto é a hora de cobrar desempenho e, se necessário, pressionar.
É preciso respeitar as possibilidades reais das pessoas e da organização – assim como das máquinas e demais recursos. Pressão por pressão é insanidade.
A regra fundamental é dar, preparar, comunicar e treinar bem. Depois exigir. A cobrança só se justifica quando todos sabem o que se passa e como fazer. Antes disso, qualquer pressão é destrutiva.
Uma empresa sadia dará aos funcionários condições para que tenham lazer. Conheço uma que após um pico de alta demanada no trabalho concede ao profissional a opção de uma folga ou sair mais cedo nos dias posteriores.
Férias são importantes. Elas ajudam a desligar a panela de pressão e a recarregar energias.
No caso de gestores, o acúmulo de pressão pode ser amenizado delegando mais funções a membros de sua equipe.
A pressão pode ser positiva quando mantém o profissional motivado a superar desafios. Mas exige um estado emocional equilibrado.
Novamente quero lembrá-lo. Se o básico de sua empresa não está perfeitamente organizado, todas as ações potencializam crises. Em vez de ajudar, suas ideias só causarão maior estresse e distanciamento de todos dos bons objetivos que você deseja implantar. Adie seus planos. Invista em uma boa consultoria e seja humilde para realizar os sacrifícios que forem recomendados. Os frutos virão. Mas após isso. Só após.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473