31 de mai. de 2009

PEIXADINHA BAIANA DE IMPERATRIZ

ABRAHAM SHAPIRO

Estive em Imperatriz, estado de Maranhão - um lugar que parece outro país tanto pela cultura, aparência urbana, situações várias, enfim.

Iteressante como as coisas de lá me causaram estranheza. Nada negativo. Diferente apenas. Entre tantos contrastes, vi algo que chamou muito positivamente minha atenção e, por sua utilidade, compartilho com meus leitores. Foi em um pequeno restaurante chamado "Peixadinha Baiana", que eu conheci através do representante comercial de meu cliente. Aí provamos um prato chamado Peixe Escabeche, maravilhosamente preparado pela Dona Geane e servido por sua linda filha Mayara - mãe da Lara Pietra e esposa do Tony. Gente bonita e hospitaleira. Deram a mim e a meus clientes um tratamento inesquecível e profissional.

Neste pequeno restaurante os quadros na parede não têm gravuras. Eles contêm cartões. Sim, cartões de visita de todas as pessoas que ali visitam. Há centenas de nomes, endereços, telefones e e-mails de gerentes, vendedores, diretores de empresas e outros executivos, ao lado de certificados de reconhecimento emitidos por companhias altamente conceituadas do país e do exterior. O Peixe Escabeche da Geane é, sim, digno de elogios. Comida simples e saborosa.

Esta é uma idéia excelente e excepcional. Oferece oportunidades de negócios entre pessoas que têm em comum um ótimo tema para um primeiro assunto que justifique, por exemplo, um contato, tipo: "Bom dia. Estou ligando após ter visto o seu telefone entre os cartões expostos na Peixadinha Baiana, de Imperatriz".

É curiosa a tendência dos lugares onde pessoas se encontram tornarem-se pontos de oportunidades de negócios. Esta visão está se proliferando fora de seminários, feiras e outros encontros profissionais. Já chega a cafés, restaurantes e lanchonetes já que para aí fluem todo tipo de gente. Importante é a noção de utilidade dos instantes de lazer, e não só de entretenimento. Oportunidades estão em todo lugar e em qualquer ocasião, e não só em horas marcadas.

Em todas as cidades há pontos frequentados por empresários onde vários dos que se cruzam e não se conhecem teriam excelentes chances de negócios caso existisse algum meio de aproximação indireta, por exemplo.

Fica aqui a idéia importada do Maranhão. Se alguém desejar implementá-la, é só aproveitar. Duvido que a Geane irá cobrar royalties.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473