4 de mai. de 2009

NOVOS PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL CORPORATIVA

ABRAHAM SHAPIRO

A comunicação é uma das mais reconhecidas causas de desentendimentos interpessoais ou de não compreensão de metas e responsabilidades na empresa.

A verdade é que a grande parte das pessoas se expressa mal e nada faz para melhorar. Vejamos alguns problemas que confirmam isto.

Como você reage diante de frases a que as pessoas se apegam como vícios e as repetem sistematicamente como se fosse impossível evitá-las? Refiro-me a “Tipo assim...”, “Você me entende?”, “Vamos dizer assim....”, e tantas outras. A lista é enorme. Se estas frases não o irritam como ouvinte, pergunto-me então qual irritará?

A repetição excessiva de palavras e frases constitui um fator que induz o ouvinte à distração ou a pensamentos paralelos que o levam a perder o raciocínio.

Outra falha grave é o uso de palavras incomuns. Algumas pessoas podem cair na armadilha de se utilizarem de “jargões” e termos técnicos ou abreviações que podem soar “grego” para o ouvinte. Isso acontece, especialmente, quando a pessoa que fala quer dar a impressão de ser erudita em determinado assunto.

A nossa língua possui um repertório de, aproximadamente, meio milhão de vocábulos, e, muito embora o indivíduo médio se utilize de apenas uma pequena parcela disso — entre três a quatro mil palavras — fazer uso de vocábulos desconhecidos só levará seu ouvinte a se “desligar”.

Pense em algum meio para aperfeiçoar sua comunicação, se este for um problema que você tenha detectado em si. O benefício será grande. Num mundo onde tanta gente investe esforços para falar línguas estrangeiras, aperfeiçoar o “português nosso de cada dia” é sábio, providencial e produzirá lucros imediatos. Pode crer!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473