7 de mai. de 2009

VENDAS & INOVAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Agora não é hora para confusão nas ações de vendas. Muito menos de sair atirando para todos os lados em propaganda e feiras. Estude bem o que melhor funcionou até agora e continue investindo nesse caminho.

Todos acreditam que saímos do fundo do poço da crise e o mundo começa a se reorganizar. Teremos efeitos negativos por um bom tempo, ainda, é claro. Mas já há sinais de recuperação.

É hora de consolidar as ações que foram positivas, principalmente de vendas e marketing.

Os profissionais de vendas de sua empresa precisam ser capazes de formular um ponto de vista provocante que soe original e útil para um potencial cliente. Provocar clientes potenciais é uma forma inteligente de incrementar parcerias valiosas neste momento.

Em geral, tenho visto que empresas que conseguiram satisfazer necessidades de clientes no passado sabem mais como fazer este tipo de abordagem. No processo de vender seus produtos e serviços e de dar apoio ao cliente, seu pessoal interagiu com outras empresas no setor e, naturalmente, aporta uma perspectiva distinta a problemas que o cliente só vê de dentro.

O que estou propondo é que os seus vendedores sejam capazes de questionar o status quo do cliente e mostrar a ele que seus produtos ou serviços poderão ajudar de um modo que ele não está conseguindo enxergar neste momento. Muitas empresas estão sem visão por terem levado um choque muito doloroso nos primeiros meses da crise.

O que isto provocará? Quando o pessoal na organização do cliente está preocupado demais com o próprio pescoço para sugerir qualquer coisa original ou provocante, seu pessoal surge com uma idéia de fora em perfeitas condições de ser encarada como um sopro de ar fresco, tão desejado por quem está sufocado e um tanto perdido.

A estratégia é: apresentar uma solução objetiva e perfeitamente dimensionada para proporcionar ganhos bons e surpreendentes ao cliente.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473