14 de mai. de 2009

A DOR DA INVEJA

ABRAHAM SHAPIRO

Se você sabe que outros têm um sentimento negativo em relação você, a última coisa que deve fazer é contar histórias que possam acender ou inflamar inveja neles. Ao perceber que está causando uma reação negativa nas pessoas à sua volta, não insista em continuar sua história. Você poderá colher frutos indesejáveis. Pergunte-se sempre: “Como os que estão escutando irão reagir? Será que vão compartilhar sinceramente de meu contentamento, ou irão sentir a dor da inveja?” Em seguida tome a decisão apropriada de contar ou não o que pretende.

A inveja é destrutiva. Se você não a sente, não queira saber. Ela impede a pessoa de ter paz, prazer e satisfação na vida.

Se alguém só olha para o sucesso e os bens dos outros, esquecendo-se ou menosprezando o que possui e já conquistou - não importa quanto seja -, isto causará dores e o levará a um comportamento depreciativo.

A inveja é uma das três coisas que destroem uma pessoa. As outras duas são a luxúria e a procura por honra.

Para se superar e dominar a inveja devemos focalizar na nossa individualidade, no que já temos e conquistamos em nossa vida, ou seja, focalizar e sentir satisfação e gratidão.

A coisa mais importante que alguém pode ter neste mundo é a felicidade. Não coincidentemente, o segredo da felicidade é também olhar e valorizar o que possuímos. E o que há de grande nisso tudo é que, quando estamos realmente felizes, não invejamos ninguém, pois sabemos de nosso valor e nos sentimos agraciados com o que conquistamos através do nosso esforço... seja o que for... seja quanto for.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473