21 de mai. de 2009

PERDA DE OBJETIVO

ABRAHAM SHAPIRO

É incrível o modo como alguns empresários tomam atitudes importantes em determinados momentos e, por falta de reflexão, comprometem o próprio conceito do negócio. Vou dar um exemplo.

Um grande restaurante fast-food especializado em frangos decidiu melhorar sua performance financeira reduzindo o desperdício. O frango preparado e não vendido tinha que ser descartado. Isso representava uma perda. O proprietário ordenou, então, ao gerente que mudasse esta situação o mais rápido possível.

O gerente obedeceu e sua resposta foi banir as sobras dizendo a seus funcionários que não cozinhassem o frango antes que tivesse sido pedido. Tudo estaria certo, não fosse um simples detalhe. O resultado da medida foi perverso e transformou um restaurante fast food num dos mais lentos daquela região. Em poucos dias, o boca-a-boca dos clientes mal atendidos se encarregou de arruinar de vez o negócio. Em resumo: o desperdício diminuiu, mas as vendas caíram ainda mais.

O que era preciso ser feito? Analisar cuidadosamente a ação desejada à luz do conceito da empresa que era ser um restaurante de comida rápida.

Pense você, agora, nos últimos comandos que emitiu ao seu pessoal. Tem certeza de que estas ordens não causaram uma confusão na cabeça de seus clientes?

No caso considerado, é claro que reduzir o desperdício era importantíssimo para aquele restaurante. Mas havia uma prioridade a ser mantida e jamais ser esquecida: manter a expectativa de atendimento rápido dos clientes.

Fica a lição. Se você não quer ser esquecido pelos seus clientes, lembre-se incessantemente daquilo que você se propõe a oferecer a eles através de seu negócio.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473