7 de out. de 2014

O VENENO DA PROCRASTINAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Conheço pessoas que adiam tudo indefinidamente. Eu já fiz isso. Mas corrigi.
A procrastinação é irmã gêmea da incompetência. É um vício, uma fraqueza, inimiga mortal dos sonhos. Mais do que qualquer força controlável a procrastinação substitui visões viáveis e promissoras por desculpas falidas e derrotadas.
Quando temos uma inspiração, alimentamos o desejo de realizá-la. É quando estamos no topo das nossas potencialidades, repletos de energia para agir. Se começarmos a adiar em vez de “pôr mãos à obra”, veremos a força diminuindo e, muito em breve, estará fraca, quando não extinta.

É isso o que explica o grande volume de pessoas malhando em academias ou nas praias no começo de cada ano. Fila nas esteiras, caminhada ao nascer do sol, alimentação saudável, suplementos...  Dois ou três meses depois, como estão esses lugares? Vazios. Quase todos desapareceram. Quase todos foram vítimas de um mal chamado “Queda da Intenção”.
Qual é o segredo do sucesso de uma decisão? O que você decidir hoje só terá força amanhã e na semana que vem se você decidir novamente, com o mesmo entusiasmo, amanhã e na semana que vem. Tome aquela decisão todos os dias porque agir é uma estratégia, mas também um modo de pensar ou o resultado de uma postura mental adequada.
Não espere acontecer. Aja. Adiar é a receita que transforma inspirações valiosas em pó da terra ou palha seca que o vento leva.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473