8 de out de 2014

DOENÇA E FEBRE

ABRAHAM SHAPIRO

A febre é um sintoma que denuncia uma doença. A febre é o efeito, a doença é a causa. Tomar um banho frio pode abaixar a febre, mas não cura a doença.
A lista dos livros mais vendidos da revista de maior circulação nacional é um sintoma de que aqueles livros estão entre os preferidos pelos compradores de algumas livrarias. Sintoma, eu disse. Não se pode afirmar que por isso aqueles livros sejam bons.
É fácil se confundir.
Contratar um vendedor que saiu de uma grande empresa é um sintoma de que ele seja bom vendedor. Mas só um sintoma.
Outro dia uma nova empresa foi lançada na cidade com uma grande festa. Gastaram uma nota preta para mostrar ao público suas boas intenções. Isso é só um sintoma. Se vão cumprir com as intenções mostradas na festa é outra coisa.
Causa e efeito muitas vezes podem estar invertidos. Pessoas entusiasmadas se tornam felizes? Ou pessoas felizes ficam entusiasmadas?
Vale a pena saber o que realmente você precisa avaliar: sintoma ou doença? Causa ou efeito? Gastar algum tempo identificando os sintomas é importante. Mas a verdade é que o seu foco deve se concentrar sobre a causa. Descubra qual é a doença e trate-a. E então você verá que a febre irá embora com ela.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473