ABRAHAM SHAPIRO
Um caso emblemático comprova isto.
Em 1959, a indústria Matel de brinquedos comercializou pela primeira vez a
boneca Barbie. Em cinquenta e cinco anos de existência são quase 1,5
bilhões de exemplares vendidos. As medidas com que esta boneca foi construída
– e mantêm-se até hoje – são inumanas.
Quando se projetam suas dimensões para a escala de uma mulher com 1,70 m
de altura, constata-se que sua cintura, busto e tudo mais seriam incompatíveis
com qualquer ser humano.
Visão de sucesso nula. Pretensões
estelares. Resultado da conta: autoestima no chão. Se não estivermos assim, já
estamos bem próximos disso.
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Abraham Shapiro é consultor e coach com especialidade em 1. Sucessão em Empresas Familiares - facilitando a relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e 2. Gestão: orientando a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Uma das teorias sobre como calcular a
autoestima propõe um binômio da seguinte forma:
AUTOESTIMA= SUCESSO /
PRETENSÃO
O resultado ideal é próximo de
1 para que corresponda a 100%.
Se você tem algum sucesso, porém
pretensões mais elevadas, sua autoestima será menor do que 1, e será baixa.
Suponha que você tenha um ótimo
trabalho, seja um bom pai – ou mãe
–, viva a vida com saúde e atinja
objetivos constantes. Se as suas
pretensões forem o dobro deste sucesso,
sua autoestima assumirá o valor
de 50%. Ou seja, você não estaria enxergando o sucesso que já possui, mas
apenas o que ainda pretende ter. Sua visão não é realista, pois você impõe uma
pretensão grande demais sobre si. Por
outro lado, se as suas pretensões fossem proporcionais ao sucesso real que você
alcança, sua autoestima estaria equilibrada.
Diferente do que muitos pensam ou
sentem, o mundo de hoje nos bombardeia o tempo todo com pensamentos negativos a
respeito de nós próprios. Tudo à nossa volta visa causar o aumento vertiginoso
das pretensões individuais de cada um. Isto
é o fazem as propagandas ao despertar o desejo de tudo em todos.
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Coisas assim semearam estigmas nas
populações durante décadas. Aos poucos,
as pessoas desenvolveram baixa autoestima por não terem o corpo ideal ditado
pela Barbie. Frustradas, elas pensam: “Não sou ideal”, “Sou cheia de defeitos”,
“Sou um fracasso”.
Quer mais? Há 25 anos, uma top model
tinha seu peso 8% menor que a média das mulheres normais. Hoje, este número já
chega a 25% sobre a mesma base de peso. Se existem oito ou dez top models
internacionais desfilando para as grandes grifes da moda em todo o mundo, como
será possível que quase quatro bilhões de mulheres pretendam mirar-se nelas
como protótipo do corpo de seus sonhos?
Nossa tendência diante de tudo é a
distorção. Caminhamos para a mais negativa das visões, e a prova está na
epidemia de declarações degradantes, do tipo: “Você é um funcionário
incompetente”, “O seu corpo está fora do padrão”, “Você é horrível”. O que isto
produz? Venda garantida de botox, silicone, peelings e outros tantos efeitos
especiais. E a mais: drogas de todos os tipos a preços bastante acessíveis,
para todas as classes.
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Abraham Shapiro é consultor e coach com especialidade em 1. Sucessão em Empresas Familiares - facilitando a relação entre sucessor e sucedido para que o processo transcorra em paz e com ampla capacitação do sucessor, e 2. Gestão: orientando a empresa para organizar-se de modo a corresponder às necessidades de seu posicionamento no mercado. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473