16 de out. de 2014

GUARDAR SEGREDOS É UMA COMPETÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Os muitos gols de um jogador não o habilitam a ser técnico. O bom funcionário poderá não sair-se bem no gerenciamento de uma equipe. Isso parece óbvio. Mas a escassez de gestores leva alguns diretores ao pânico. Eles apostam em pessoas que acreditam ter talento. As chances de dar certo são tantas quanto ganhar sozinho na mega-sena.
Porém, é possível avaliar antes de decidir. O Estudo dos Vetores de Atividade, EV@ -  uma ferramenta que avalia os estilos comportamentais com base na análise de competências –  é excelente. Você a adquire na Labor Trabalho Temporário, em Londrina. 
Existe outra avaliação também útil. É o “Teste do Segredo". Consiste em ter uma conversa séria com o candidato sobre um assunto que cause nele alguma tensão e envolva outras pessoas. Se nas horas e dias seguintes o candidato mantiver o assunto em segredo, ele está aprovado no teste e possui a Competência da Discrição.  
Caso ele passe o assunto adiante, é um irresponsável. Não o promova – mesmo que seja tecnicamente bom.  Ele é um indivíduo "permeável" e este defeito porá em risco planos, estratégias e situações que requerem comprometimento de gestores.
É o que diz as palavras do filósofo francês La Bruyère: "O mais rigoroso dos testes de caráter consiste, primeiro, em sermos capazes de guardar um segredo, e, depois, em não mencionar que já o sabíamos caso ele seja revelado”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473