16 de mar. de 2012

POR QUÊ EMPRESAS E REPRESENTANTES SE DESENTENDEM?

ABRAHAM SHAPIRO


Desentendimentos entre a empresa e o representante sinalizam falta
de planejamento e clareza nas ações e até mesmo nos termos do
contrato entre ambos.  
O aumento progressivo da intensidade de uma ofensiva militar ou de uma atividade bélica recebe o nome de escalada.  Mas isto não se aplica apenas à agressão entre nações. Existem escaladas entre marido e mulher, patrão e empregado, entre vizinhos, e as consequências negativas disso chegam ao extremo também nos negócios.
Escalada é uma das explicações mais fortes porque representantes comerciais se tornam inimigos da empresa que representam.
Um representante comercial é o profissional de vendas que intermedia e facilita o relacionamento entre o produtor ou fornecedor de um produto e o cliente. A representação comercial é uma das formas mais usuais de expandir os negócio pois atua no processo de distribuição de produtos de diversos segmentos.
Mas o relacionamento entre empresa e representante exige critérios bem definidos e alto nível de planejamento de ações conjugadas que considere todos os parâmetros e necessidades de ambos os lados.
A falta de planejamento foi o que semeou um comportamento de escalada num caso que qualquer um classificaria como “pura tolice”.
O representante solicitou 200 bonés promocionais à empresa. O pessoal do marketing – com aval do gerente de vendas –  julgou que 200 eram muitos, e enviaram apenas 80. O vendedor, desapontado, reclamou e insistiu no número inicial. A empresa resiste uma vez mais e não atende ao total do pedido. O profissional então decreta a seus prepostos que diminuam o esforço de venda dos produtos daquela empresa. Como sua representação acumula as pastas de produtos de outros fornecedores, ele reduz a preferência por esta empresa e prioriza outras. Ao perceber queda nas vendas, a empresa adota medidas repressivas sobre o representante. Ele se frustra com este comportamento e reduz ainda mais as vendas. Isto é uma escalada!
Quem perde? Os derrotados neste processo são três: a empresa sovina, o representante teimoso, e ... sabe quem mais? O pobre e  desprezado cliente.
Como vimos, a falta de previsão, de acordo, de análise e planejamento tem o poder de semear e alimentar atitudes que acabam, sempre, em saldo crescentemente negativo para todos os envolvidos.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473