ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Diariamente leio matérias que
colocam a inovação no centro das soluções dos problemas atuais das
organizações. Mas parece-me um conceito um tanto subjetivo.
Sob a ótica do marketing, inovação é
um produto, processo ou serviço com um diferencial em relação a tudo o que está
disponível no mercado. Não é preciso ser
uma mudança radical. Mas deve ser algo que incremente um novo conhecimento ao
produto.
Uma pequena empresa pode inovar e superar
titãs. A Universal Têxtil é um exemplo. Fabricante de fios e tecidos, pertence
a um segmento que vive o que o marketing atual chama de “oceano vermelho”, ou
seja, uma guerra de preços muito grande na luta por pequenos espaços de
mercado.
Fundada há 54 anos, a Universal
vivenciou um período de sucesso há mais de duas décadas, quando lançou o jeans
stretch. Depois disso, nunca mais inovou.
Foi uma consultoria que os orientou a inovar. A empresa contratou um diretor de pesquisa e
desenvolvimento e após três anos de trabalho, lançou produtos interessantes.
A empresa acaba de lançar o fio com
íons de prata, que combate bactérias. O
produto é ideal para confeccionar uniformes para a área hospitalar, militar e
esportiva. Outra criação foi o fio Total
Eko, feito com resíduos de algodão e fibras de poliéster proveniente de garrafas
PET.
Diversas empresas estão abrindo
concursos para soluções inovadoras.
Agora mesmo há um aberto por uma empresa de telefonia para o
desenvolvimento de aplicativos de celular para a Copa do Mundo.
O que é preciso para a inovação? O
primeiro quesito é: pessoas capacitadas para inovar. Gente plugada com o que
acontece no mundo, que esteja pronta para transformar ideias em negócios.
Depois vêm os processos. Ter um
canal ágil para transformar ideias em projetos para serem avaliados por quem
decide.
Por último: ambiente. Ter um espaço
físico descontraído para fazer bons brainstormings. O ambiente no qual a empresa está inserida
conta muito. Ela deve se relacionar com
universidades, centros de pesquisas e ter uma boa pesquisa de satisfação de clientes.
Inovar não é opcional. É imperioso.
Encaixa-se perfeitamente na fórmula: faça ou morra!______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473