ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Li esta semana que a diretora de
sandálias da Alpargatas, tem dezenas de pares de Havaianas para trabalhar. As
pessoas de fora reagem com surpresa a isto já que usar sandálias alpargatas num
ambiente corporativo não é comum.
Mas nesta empresa é assim. Profissionais
de todos os níveis costumam deixar sapatos fechados e saltos de lado para
combinar os famosos chinelos com o vestuário do dia a dia.
Muitas outras grandes empresas
possuem iniciativas semelhantes. Apesar de não existir uma política formal, é
comum que companhias persigam uma cultura em que o uso do produto seja
incentivado internamente.
Vestir a camisa é uma forma de
carinho. Quando o funcionário usa aquilo que produz, ele trabalha com mais
amor. Mas não pode haver cobrança ou obrigação. É preciso que a escolha seja
pessoal, livre e acompanhada do prazer de uso.
Estimular funcionários a consumir
apenas produtos da empresa já foi mais difundido entre as empresas brasileiras.
De alguns anos para cá, as organizações perceberam que o mercado está mais
aberto. E desde que esta prática não tem respaldo em lei, o máximo que uma
organização pode fazer é desenvolver uma cultura de incentivo.
Uma vez que os principais
influenciadores de compra são os próprios consumidores, por meio do boca a
boca, os funcionários assumem papel-chave na estratégia de marketing. Quando as
pessoas de uma empresa consomem o que fabricam, quer dizer que alguém que
conhece o assunto de perto está fazendo aquela escolha. Nesse aspecto, quanto
mais influente o profissional, maior o impacto que essa atitude pode ter tanto dentro
como fora da companhia – ainda que isso não siga necessariamente a
hierarquia da empresa. Mas é importante que os executivos deem o exemplo.
Abra a sua mente. Mais do que um
hábito, "vestir a camisa" da organização em que se trabalha pode ser
uma boa estratégia de marketing e é também
um termômetro de satisfação dos colaboradores. Se você pensava diferente,
comece a mudar.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473