15 de mar. de 2012

MESQUINHEZ E GENEROSIDADE: ATRIBUTOS FUNDAMENTAIS À LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO
Você já deve ter ouvido a palavra mesquinhez.  Mesquinho é aquele que manifesta estreiteza de espírito e de visão; que, por falta de magnanimidade, age com avareza principalmente em situações onde  generosidade seria  indicada ou esperada.
Eu vi um exemplo de mesquinharia aguda bem diante de mim, esta semana. O chefe perguntou  ao gerente quando ele reporia a hora que deixou de atuar na empresa por conta de uma ida de emergência ao dentista. Este patrão, contudo, nunca remunerou o tempo que o mesmo funcionário permaneceu em reuniões cuja duração excedeu muito o horário comercial. Traduzindo: quando se trata da dívida do funcionário, o patrão faz questão de cada centavo. Mas na situação inversa, que se dane o colaborador.
O mesmo aconteceu – e eu vi – com um prestador de serviços terceirizados a uma indústria. O diretor solicitou ao profissional que reduzisse pela metade as horas de serviços semanais contratadas, ao que ele concordou sem resistência.  No mês seguinte, o pagamento dos honorários foi feito devidamente, isto é, 50% do valor do mês anterior. Porém, o profissional autônomo desempenhou várias atividades extras para a empresa durante aquele período. E até agora ninguém tocou no assunto de acertar estas horas trabalhadas. A conta ficou pelos 50% do contrato.
Isto é mesquinhez. O oposto seria generosidade. Generoso é aquele que está disposto a sacrificar os próprios interesses –  ou parte deles –  em benefício de outrem.
Pessoas generosas cooperam. Pessoas mesquinhas querem tudo para si.
Pessoas generosas sentem-se responsáveis. Pessoas mesquinhas só pensam nos próprios benefícios.
Pessoas generosas reconhecem o esforço do outro e têm a dignidade de recompensá-lo pela consciência de que ninguém é obrigado a trabalhar de graça. Os mesquinhos exploram toda oportunidade em seu favor, e não retribuem o bem com bem.
Cuidado com os mesquinhos. O melhor deles reduzirá a zero o seu valor. O pior, irá lhe explorar. E como paga será capaz de culpá-lo por mazelas e displicências que são exclusivamente dele.
 ______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473