8 de mar. de 2012

ERROS A SEREM EVITADOS NA MUDANÇA DE EMPREGO

ABRAHAM SHAPIRO
Mudar de emprego muitas vezes é, de fato, uma perspectiva nova de carreira. No entanto, a oportunidade maior está em aproveitar esta ocasião para  promover mudança de atitudes em função de pontos que podem impactar positivamente sobre suas competências pessoais. Do que estou falando? De aperfeiçoamento. De evolução no seu modo de ser.  Autodesenvolvimento.
Evite a arrogância.  Nos primeiros dias em uma nova empresa faça  a sua humildade ser máxima, pois alguns colegas poderão apostar em antipatia gratuita contra você. Vendo que você é humilde, eles poderão abandonar o ideia.
Não fale demais. Extroversão em excesso só complica, visto que você ainda não conhece os costumes da empresa. Observe!
Não se faça íntimo de ninguém. Alguma intimidade acontecerá com o tempo. No ambiente de trabalho é perigoso forçá-la.  Espere um pouco para adicionar os novos colegas em redes sociais, especialmente naquelas que não são exclusivamente voltadas para assuntos profissionais.
Nunca fale mal da empresa anterior, nem dos colegas, nem do chefe.  Pega mal e gera dúvidas sobre o seu caráter.
Evite dar opiniões demais em reuniões da empresa ou em momentos informais com os colegas. Não fale de suas impressões  enquanto estiver conhecendo a empresa. Pode gerar conflito. Lembre-se que você é novato, e todo mundo tem algum nível de resistência ao novo.
Não revele os seus planos. Você acaba de chegar. Não seja inconveniente. Isto assusta os colegas e planta dúvidas.
Sobre a estrutura da empresa? Nem pense em falar. Não diga nada sobre máquinas, equipamentos, processos, qualidade, gestão etc. Você ainda é de fora; não tem nada que achar bom ou mau o que quer que seja. Além disso,  é indelicado. Espere ou ser questionado ou o momento oportuno  que certamente chegará. Naquela hora, fale só o que tiver certeza, e para a pessoa certa.

Última observação: em hipótese alguma compare a empresa atual com qualquer outra. Cautela é de extremo valor. Observe o ambiente, a postura dos colegas e dos chefes. E lembre-se da Lei de Berra: “Pode-se observar muito só olhando!”
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473