22 de mar. de 2012

IMPONHA LIMITES E USE OS SEUS PRÓPRIOS OLHOS

ABRAHAM SHAPIRO
A empresa de hoje é um ambiente cheio de situações imprevisíveis. Muitas das situações são incontroláveis. Aí se desenvolvem os mais variados mecanismos preditivos como: controle do capital, centros de avaliação, sistemas, etc.
Há uma empresa que conheço onde os gestores se iludem e confiam cegamente em que um determinado sistema de gestão está controlando as operações dia e noite. Para tudo eles dizem: “O sistema controla isto!” Mas enquanto brincam de analisar dados à tela do computador, eles ignoram funcionários que desviam matérias primas e insumos do almoxarifado e vendem para interessados através do telefone da própria empresa.
O que você acha disso?
Uma máxima do sertão brasileiro diz: “O que engorda os porcos são os olhos do dono” –  isto na prática se traduz como: acompanhamento in locco, controle físico, material e presencial.
Os sistemas são bons – um grande avanço para a gestão corporativa. Mas é preciso checar   tudo o que as pessoas inserem nele. “Elas são confiáveis?” “Os dados estão corretos?”
Qualquer um precisa de controles para saber o que está acontecendo. Pois então, controle. Mas não se engane. As coisas estão amalucadas ultimamente. Muitos dos controles de computador em que tantos acreditam não são mais que verdadeiras superstições.
O que eu desejo comunicar é: não deixe as coisas andarem sozinhas o tempo todo. Se você deseja vê-las bem direcionadas, em conformidade com o planejamento adotado, é importantíssimo ver o máximo possível com os seus próprios olhos. Reuna-se com os responsáveis dos setores, solicite relatórios, faça perguntas, questione área por área, entenda o que se passa. Só não aceite informações como sendo definitivas. Visite aleatoriamente cada área. Flagre os funcionários sempre que puder. Computador e câmera não inspiram o respeito e o temor que o chefe inspira.
E se houver alguma suspeita, aumente o zoom sobre isto. Faça todos saberem que nada é tão fácil como imaginam. Lembre-se: tudo carece de uma direção, e as pessoas precisam de limites. Sem limites, um dia você chegará à empresa, e verá, surpreso, que todos levaram embora tudo o que era seu.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473