31 de jan. de 2014

MIOPIA NA GESTÃO DE VENDAS

ABRAHAM SHAPIRO

Veja como algumas pessoas pensam, sem se importar se estão certas ou equivocadas. Que um gerente comercial se preocupe com a queda nas vendas, perfeitamente normal. Mas quando ele pensa que, oferecendo um super prêmio ao vendedor que mais vender no próximo mês, os problemas estarão resolvidos, isto é prova cabal de miopia, grosseria e incompetência.
Nem me pergunte por quê. É óbvio demais.
Dentro de  qualquer empresa há departamentos e áreas que trabalham por si em busca de realizar um objetivo comum. Um  gestor que seja bem preparado sabe que o setor em que atua depende dos demais e, assim, a empresa, como um corpo, se desempenha satisfatoriamente no mercado.
Enxergar as coisas desde este prisma não é dado a qualquer um. É uma exclusividade dos profissionais que possuem Visão Sistêmica. Não se trata de um atributo como os “olhos de raios-X do Superman”. É, antes, uma qualidade que se aprende, e depois se exercita.
Um bom médico pratica visão sistêmica ao pedir os exames para descobrir a origem de uma simples dor de barriga do paciente.  Ele quer analisar o funcionamento de todo o corpo para, só depois, indicar o remédio que poderá curar definitivamente a dor localizada. É muito mais inteligente do que fazer tentativas.
Aquele gerente acredita que sua equipe venderá mais tão só por causa do prêmio. Mas não é assim que isso funciona. Ele devia dedicar-se a entender as leis do mercado e o modo como sua equipe está atuando dentro dele. São estes os quesitos básicos para formatar uma campanha de incentivo ou uma correção na rota adotada até o momento para que vendam mais nos próximos períodos.
Uma estratégia de vendas só pode ter efeito após a máxima compreensão dos detalhes de funcionamento interno e externo da empresa. Depois destes detalhes dominados, então é que se senta para planejar.
Um profissional verdadeiro e competente olha para qualquer uma das partes, porém,  jamais perde a visão do todo.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473