ABRAHAM SHAPIRO
Apesar de todo o trabalho que isso poderá
dar e do investimento que venha requerer, saiba desde já que nada será mais
saudável e definitivo para atingir os resultados que talvez, há anos, você não
tenha conseguido.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Vou pontuar os sintomas de que a sua
empresa não está suficientemente organizada para atender clientes. Estes também
são os sintomas de que ela não irá crescer, a despeito do dinheiro que possa
estar fazendo ultimamente.
São três:
1º. Os funcionários acham que
atendimento é uma tarefa de responsabilidade do departamento de vendas ou
marketing.
2º. A empresa não tem um programa de
treinamento que crie e desenvolva uma "cultura interna de cliente",
isto é, que se dedique a conhecer, registrar o perfil e treinar os funcionários
a respeito de quem são seus clientes e o que eles esperam do negócio.
3º. A empresa não incentiva nem
reconhece os funcionários que dão um tratamento satisfatório ou excepcional ao
cliente.
Entenda o raciocínio. Ter o pessoal
da contabilidade lidando com registros legais de despesas e receitas, os
engenheiros criando projetos e o pessoal da fábrica produzindo, pressupõe que
“atender clientes” seja uma tarefa devida a vendas e marketing.
Mas já que qualquer um desses
departamentos poderá prejudicar a relação com os clientes, – que
ficam furiosos quando o produto sai com defeito, quando a entrega atrasa ou se a
fatura foi emitida com erros, todos são igualmente responsáveis pelo
“atendimento”, não só o pessoal do marketing e vendedores.
Você não tem opção. Conheça bem o
seu cliente. Invista em desenvolver esta cultura dentro da sua empresa, mas
envolva todos. Eles precisam saber e conhecer as pessoas com quem lidam e que
trazem o lucro com que são pagos e sustentam suas famílias.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473