24 de jan. de 2014

OS SINTOMAS DA PARALISAÇÃO DOS SEUS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Vou pontuar os sintomas de que a sua empresa não está suficientemente organizada para atender clientes. Estes também são os sintomas de que ela não irá crescer, a despeito do dinheiro que possa estar fazendo ultimamente.
São três:
1º. Os funcionários acham que atendimento é uma tarefa de responsabilidade do departamento de vendas ou marketing.
2º. A empresa não tem um programa de treinamento que crie e desenvolva uma "cultura interna de cliente", isto é, que se dedique a conhecer, registrar o perfil e treinar os funcionários a respeito de quem são seus clientes e o que eles esperam do negócio.
3º. A empresa não incentiva nem reconhece os funcionários que dão um tratamento satisfatório ou excepcional ao cliente.
Entenda o raciocínio. Ter o pessoal da contabilidade lidando com registros legais de despesas e receitas, os engenheiros criando projetos e o pessoal da fábrica produzindo, pressupõe que “atender clientes” seja uma tarefa devida a vendas e marketing.
Mas já que qualquer um desses departamentos poderá prejudicar a relação com os clientes, –    que ficam furiosos quando o produto sai com defeito, quando a entrega atrasa ou se a fatura foi emitida com erros, todos são igualmente responsáveis pelo “atendimento”, não só o pessoal do marketing e vendedores.
Você não tem opção. Conheça bem o seu cliente. Invista em desenvolver esta cultura dentro da sua empresa, mas envolva todos. Eles precisam saber e conhecer as pessoas com quem lidam e que trazem o lucro com que são pagos e sustentam suas famílias. 
Apesar de todo o trabalho que isso poderá dar e do investimento que venha requerer, saiba desde já que nada será mais saudável e definitivo para atingir os resultados que talvez, há anos, você não tenha conseguido.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473