ABRAHAM SHAPIRO
Eu conheço os que gritam, os que choram, os que entram em depressão e, por mais incrível que pareça, os que não se perdem e permanecem tranquilos quando diante de algum erro em sua empresa.
Perguntei a um desses “seres humanos especiais” o que faz para manter-se nesse estado de equilíbrio quase enervante e aparentemente anormal. Ouça sua resposta: “Eu aprendi a não olhar para um erro apenas como ‘coisa a ser consertada’, mas de modo mais positivo: como ‘consequência de um processo fora de controle’. Em vez de tratar de resolvê-lo, eu e meus gerentes investigamos sua origem. Depois que a conhecemos, aí corrigimos o mecanismo que o gerou. É assim que nós não só consertamos o defeito específico como também melhoramos o rendimento geral da empresa”.
Uau! É o máximo. Quase nunca encontrei alguém tão consciente e focado na coisa certa.
Pense. Se um incêndio na casa de um indivíduo ocorreu devido a problemas na instalação elétrica, e ele se contenta em somente apagar o fogo, qualquer um será capaz de predizer que um novo acidente acontecerá a qualquer momento já que a instalação continua a mesma.
Observe quanto tempo é gasto em resolver problemas e o nada que se investe na busca de suas causas. Não é inteligente! Superar a situação não basta. É preciso fazer algo que garanta que ela não se repetirá.
Escreva na tela do seu computador: “Conhecer e eliminar a causa de um problema é muito superior à sua solução”. É como uma comida cuja receita não deu certo. Adianta discutir sobre isso na sala de jantar se tudo aconteceu na cozinha?
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473