21 de jan. de 2014

SATISFAÇÃO ENGAJA MUITO MAIS

Quer ouvir esta postagem? Clique AQUI

ABRAHAM SHAPIRO


Mais do que conhecer produz resultados, o amor pelo que se faz produzirá muito mais! E melhores!
Conhecimento e técnica são importantes. São a infraestrutura do sucesso. Mas ter satisfação com aquilo que você faz, dará frutos mais doces. É a supraestrutura.
As inovações procedem mais daqueles que gostam de seu afazer do que dos que apenas o conhecem bem. É provável que alguém superiormente habilitado em determinada função  não alcance os resultados de outro que, além disso, tenha contentamento em exercê-la.
O droping-out – traduzido como “abandono” ou “desligamento”, seja  de uma escola, de um grupo religioso, ou político ou filosófico, por razões práticas, ou até por desilusão –  apontou como causa em muitas pesquisas feitas com número expressivo de pessoas: a falta de satisfação em estar naquele meio. Depoimentos como: “Eu vivia desconfortável lá”, “Não me sentia bem”, e  “As pessoas não me acolhiam com alegria” foram mencionados com frequência entre os pesquisados. A maioria conhecia bem as instituições que abandonaram. Outros se desempenhavam conforme o esperado e pareciam engajados. Mas não suportaram permanecer.
Eu já vi funcionários que traziam números importantes para suas empresas desistirem de seus postos pela mera explicação de que não sentiam gosto algum pelo que faziam.
Portanto, além das ações iniciais de integração de novos funcionários e o treinamento básico, é preciso criar atividades complementares que provoquem satisfação desde o momento da contratação na empresa. Nada de sentimentos de família. Sempre digo que empresa não é ambiente familiar, e que isso está “a uma casca de cebola” da confusão, do desvio e da contravenção. Refiro-me a envolvê-los com as pessoas com quem terão convivência e com o ambiente que fará parte de seu dia a dia depois dessa data.
Ceder aos colaboradores o espaço de que necessitam pode parecer suficiente para que gostem da empresa. Mas não é. Rendimento superior em aprendizagem e qualidade é constatado quando os chefes se preocupam em dar algo mais a fim de que seus colaboradores gostem e sintam-se em equilíbrio. E isto só acontece quando há tratamento digno e valorização do ser humano ao nível de seu mérito. 
Pessoas satisfeitas se comprometem, empenham e engajam seu esforço em favor da causa de seu trabalho com mais convicção e facilidade.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473