22 de jan. de 2014

TRANSFORMAÇÕES NA AGRICULTURA

Para ouvir esta postagem, clique AQUI


ABRAHAM SHAPIRO

Eu atendo três empresas do segmento agrícola pela minha consultoria. Acesso farta literatura do setor. Ao ler textos mais antigos, observo que muita coisa mudou. E não se trata apenas de área plantada, rebanhos ou produtividade. A coisa está mudando na esfera das pessoas.
Exemplo. O principal personagem da agricultura chamava-se: roceiro. Progrediu para lavrador. Depois para sertanejo, camponês, homem do campo, agricultor, produtor rural, e, hoje, ele é denominado: “empresário do agronegócio”.
Há um mundo de visões por trás disso. Dicas poderosas que podem ajudar todos os envolvidos com este ramo.
O investidor rural é, atualmente, um empresário com direito a tudo o que a palavra encerra.
Mas será que as empresas fornecedoras de produtos e serviços sabem disso? Dão a ele tratamento compatível? Penso que muitas ainda persistem na abordagem  tipo: “Jeca Tatu que tomou banho e vestiu-se melhor”. Não é isso. E muito menos um comprador compulsivo de caminhonetes e carros importados.  
Um competente profissional agrônomo disse-me, outro dia:
- “O que o empresário do agronegócio mais deseja, hoje, não é detalhes técnicos de produtos. Ele anseia por serviços que agreguem aprendizagem sobre como gerir bem e obter resultados de seus negócios, como: finanças, tecnologia, gestão, indicadores, planejamento, sucessão familiar da empresa e coisas assim. Já, o blá blá bá de vendedores, pesquisadores e ruminantes de descobertas ou mágicas, isso está num plano quase desprezível. A parceria que ele quer é com quem traga utilidades práticas para seu negócio!”
Que bom ver as coisas irem para este lado.
Na minha visão, o que virá a seguir é a noção crescente de valor. Cada vez mais a produção de commodities receberá incrementos de valor – em termos de produtos, produtividade e qualidade.
Só então sairemos do nível de simples celeiro do mundo para o digno papel de país sério e comprometido. Que venha logo esse tempo.
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473