7 de jan. de 2014

A COMPLACÊNCIA DIFICULTA A VIDA DOS GERENTES

ABRAHAM SHAPIRO


O gerente entrou na sala, dizendo:
- "Não aguento mais. Essas pessoas estão me matando. Já estou demitindo alguns!"
Discursos como este transmitem a ideia de que o gestor está esgotado e cansou-se de dar “oportunidades” a seu grupo.  E é por causa disso que ele demite.
Ele oscila entre dois extremos. De um lado: ele é bom e deixa todo mundo “montar cavalo” em suas costas. Do outro: ele se transforma num carrasco que corta cabeças. 
A pergunta é: “Isto é ser gerente?”
Há uma palavra interessante na nossa língua: complacência. Complacente é aquele que está habitualmente disposto a corresponder aos desejos ou gostos de outrem com a intenção de ser-lhe agradável.  
Imagine um chefe que contrata pessoas para um grupo de trabalho. Ele acredita que, sendo bonzinho, seus funcionários corresponderão aos objetivos. Por isso, ele permite, concede e facilita coisas. As pessoas em sua equipe aprendem que todos são compadres e comadres entre si.
Tudo vai bem, até o dia em que este chefe precisa que seu grupo faça um esforço a mais. As pessoas se sentirão na liberdade de dizer o que pensam, e nem todas estarão dispostos a dar tudo de si. Então, ele esbraveja, grita, e vai de 0 a 120 km/h em poucos segundos.
Novamente a pergunta: “É assim que se gerencia?”
Se ele estabelecesse regras claras aos funcionários, se ele proporcionasse meios para que soubessem “o que fazer”, “como” e “quando fazer” – segundo os padrões de eficiência da empresa –   aí seu papel estaria sendo desempenhado dentro da realidade e das expectativas, o que nada tem a ver com “ser bom” ou “mau”.   Gestor algum precisa ser bonzinho para ter uma equipe eficaz. O que ele precisa, sim, é ser correto, objetivo e assertivo, isto é, ir direto ao ponto. Isto nada tem a ver com “ser complacente”.
Deixar passar erros dos subordinados a fim de parecer-se bom gerente só irá semear problemas que se tornarão obstáculos intransponíveis lá na frente, no futuro.
Não se preocupe em ser bom. Antes, seja correto e profissional. É tudo de que sua empresa e a sua carreira realmente precisam!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473