3 de fev. de 2014

NÃO FALE DOS SEUS PRÓPRIOS ATRIBUTOS

ABRAHAM SHAPIRO


Se for preciso dizer que você é ético, é claro que deve dizer. Mas nunca faça isto sem necessidade.
Dizer gratuitamente suas características pessoas é desnecessário. Demonstre sua ética, por exemplo, na prática. Se insistir em falar muito a respeito, estará levantando possibilidades de não ser verdadeiro. Por quê? É simples: as prisões estão lotadas de religiosos, políticos, gente que pregou e afirmou ser ético em casa, no trabalho, para clientes etc.
Se você acha que precisa provar o que é, use um exemplo de como você desempenhou ou reagiu em determinada situação. Em vez de ficar exaltando a sua virtude de realizar vendas por relacionamento, é melhor dizer ao seu cliente potencial que você não quer apenas um pedido dele, mas que fará o possível para construir uma relação de confiança. É muito melhor. É superior.  
Não use a palavra “ética” para impressionar ninguém. Eu e muitos outros suspeitamos de quem se gaba dos próprios atributos.
Em negócios, o grande desafio encontra-se na dedicação a ajudar e a satisfazer as necessidades do cliente. Quanto a palavras, o que manda, mesmo, é o modo de pô-las em prática. É o que faz verdadeira diferença. É a real distância entre conseguir um pedido ou deixá-lo de bandeja para o concorrente.
Um sábio disse-me algo, certa vez,  que jamais esqueci: 
“Se você carece de dizer o que você é, provavelmente você não o é”.
“Sou honesto”, “Sou ético”, assim como: “Sou o tal” ou “Sou o que manda por aqui e não há ninguém acima de mim”, quase sempre são expressões criadas para preencher uma cabeça vazia ou uma cujo conteúdo seja  bastante  malcheiroso.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473