ABRAHAM SHAPIRO
E eu respondi: “Bem, meu caro. Fique
tranquilo. Este é o típico caso em que qualquer semelhança é mera
coincidência”!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Fui a um programa de entrevistas num
canal de TV do interior de S.Paulo. O entrevistador me perguntou:
- “Quais os problemas mais comuns que
o senhor encontra nas empresas?”
E eu falei:
- “Produtividade baixa... porque os
funcionários não sabem o que e como fazer. Insatisfação de clientes com o
atendimento. Vendas baixas por falta de capacitação dos vendedores. Desentendimento
e competição entre os funcionários. Comunicação ineficiente. Gerentes
preocupados com a própria pele e nada focados nos objetivos da empresa. Patrões
confusos que acham ser possível conseguir o que querem pela imposição de sua
vontade com dureza...”
Nesse momento, observei que o
entrevistador mostrava ansiedade. Pensei
ter exagerado na dose de desgraças corporativas. Então silenciei, e ele fez uma
nova pergunta:
- “E os envolvidos – empresários,
funcionários –, têm consciência disso?”
E eu respondi:
- “Ô se têm. Quase sempre eles têm toda
consciência do mundo! E sabem que é preciso mudar. O problema é que implica
mais do que isso. Envolve transformar a cultura da empresa. Essa tal de “cultura
corporativa” não é exclusiva de grandes negócios. Até a padaria da esquina tem
uma cultura que pode conter aspectos positivos e negativos. É o conjunto de
todas crenças, valores, teorias – sobre
clientes, sobre o funcionamento da empresa, comunicação, hábitos, vícios etc.
Tudo isso somado ao comportamento das pessoas é a cultura que tanto pode ajudar
como atrapalhar muito.
Mudar uma cultura exige habilidade e
capacidade; novas maneiras de perceber o mundo com que a empresa se relaciona,
sentir e comunicar melhor a própria empresa, os produtos, serviços e propostas”.
Após duas perguntas mais, a
entrevista foi concluída. Já com as câmeras desligadas, o entrevistador
desabafou: “O senhor me perdoe por ter ficado um pouco nervoso. Mas é que no
momento em que o senhor começou a dizer os problemas, eu achei que o senhor
estivesse falando daqui, do nosso canal.
Era tudo tão parecido!”
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473