29 de jan. de 2014

MERA COINCIDÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Fui a um programa de entrevistas num canal de TV do interior de S.Paulo. O entrevistador me perguntou:
- “Quais os problemas mais comuns que o senhor encontra nas empresas?”
E eu falei:
- “Produtividade baixa... porque os funcionários não sabem o que e como fazer. Insatisfação de clientes com o atendimento. Vendas baixas por falta de capacitação dos vendedores. Desentendimento e competição entre os funcionários. Comunicação ineficiente. Gerentes preocupados com a própria pele e nada focados nos objetivos da empresa. Patrões confusos que acham ser possível conseguir o que querem pela imposição de sua vontade com dureza...”
Nesse momento, observei que o entrevistador mostrava ansiedade.  Pensei ter exagerado na dose de desgraças corporativas. Então silenciei, e ele fez uma nova pergunta:
- “E os envolvidos – empresários, funcionários –, têm consciência disso?”
E eu respondi:
- “Ô se têm. Quase sempre eles têm toda consciência do mundo! E sabem que é preciso mudar. O problema é que implica mais do que isso. Envolve transformar a cultura da empresa. Essa tal de “cultura corporativa” não é exclusiva de grandes negócios. Até a padaria da esquina tem uma cultura que pode conter aspectos positivos e negativos. É o conjunto de todas crenças, valores, teorias –  sobre clientes, sobre o funcionamento da empresa, comunicação, hábitos, vícios etc. Tudo isso somado ao comportamento das pessoas é a cultura que tanto pode ajudar como atrapalhar muito.
Mudar uma cultura exige habilidade e capacidade; novas maneiras de perceber o mundo com que a empresa se relaciona, sentir e comunicar melhor a própria empresa, os produtos, serviços e propostas”.
Após duas perguntas mais, a entrevista foi concluída. Já com as câmeras desligadas, o entrevistador desabafou: “O senhor me perdoe por ter ficado um pouco nervoso. Mas é que no momento em que o senhor começou a dizer os problemas, eu achei que o senhor estivesse  falando daqui, do nosso canal. Era tudo tão parecido!”
E eu respondi: “Bem, meu caro. Fique tranquilo. Este é o típico caso em que qualquer semelhança é mera coincidência”!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". Autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473