26 de dez. de 2011

SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL... OU E.R.P.

ABRAHAM SHAPIRO

Quantas vezes você acompanhou a implantação de um Sistema de Gestão – aquela ferramenta também chamada de “ERP”? Eu nunca participei diretamente de uma, mas acompanhei várias de perto. E aprendi muito.

Vi empresa demais pecando por acreditar que o sistema seria um "messias" e resolveria todos os problemas. Triste ilusão. Mentira... a preço de ouro! Algumas quase quebraram. Suas vendas, faturamento, produção e outras áreas simplesmente desaparecerem do dia para a noite. Viram-se perdidas no meio da floresta, à noite, sem mapa, sem lanterna ou nem bússola e atingidas por uma tempestade.

Vi outras que, devido a erros graves cometidos durante a implantação, sentiram-se tão seguras em operar o dito sistema quanto meu advogado fazendo um transplante de coração sob a mira de uma pistola.

Em um único caso eu vi o sistema ser aquilo para que foi inventado. Foi nas empresas que atenderam ao pré-requisito de se organizar e envolver os funcionários no processo de conhecimento e adaptação da ferramenta à realidade da organização.

Muito cuidado. O sucesso de um sistema de gestão não é competência exclusiva da prestadora dos serviços de software. Exige a participação intensa do  cliente em nível muito elevado. Afinal, um sistema não faz outra coisa senão integrar todas as áreas da organização em um ponto de convergência - um banco de dados.

Um caso real. Na ocasião de instalação de uma versão atualizada do software que já operava uma empresa a que presto consultoria, eles criaram um comitê liderado por um gestor específico, com o fim de envolver todo o staff na atualização. Foi um sucesso.

Já em outra empresa, além dos prazos previstos excederem o absurdo de um ano, a implantação foi dolorosa, e acabou consumindo quase outro ano para o pessoal aprender a operá-lo. Mas ali o problema foi “raiva de planejamento”. Eles odeiam planejar. Passam períodos inteiros em reuniões inócuas porque preferem isto a planejar uma pauta.

Quer acertar? Escolha primeiro um bom sistema. Tome referências da empresa prestadora. Mas saiba que o sucesso não dependerá só disso, mas da boa vontade sua e da sua equipe em arregaçar as mangas, pôr a mão na massa e suar muito.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473